Sendo um desafio ético e político a ser enfrentado .
De acordo com os dados do Ministério da Educação, no Brasil o analfabetismo despencou de 11,5% para 8,7% nos últimos oito anos. Esse levantamento evidencia a preocupante realidade brasileira que mesmo com a diminuição da falta de alfabetização precisamos buscar caminhos para suprir essa porcentagem. A sociologia é a ciência que enfatiza a ideia de socialização do indivíduo em sociedade análoga essa concepção a educação está ligada ao ato de ensinar e aprender algo, sendo um processo característico de uma interação. Logo, o desenvolvimento educacional também serve para integrar o cidadão a uma corporação.
Ademais, algumas dessas pessoas, apresentam uma vida social comprometida e o aperfeiçoamento profissional restringido. Entra a pauta darwinista selecionando os seres humanos que buscaram conhecimentos mais aprofundados e conseguiram qualidade no ensino,gerando as desigualdades sociais.
Portanto, na tentativa de modificar este panorama mostra-se necessária uma ação conjunta entre Estado e escola. Cabe ao Ministério da Educação investir no ensino público, para reestruturar esse setor e melhorar as condições de aprendizagem do jovem brasileiro, inclusive o de baixa renda. Além disso, as escolas estatais e públicas devem oferecer treinamento profissional para os professores em virtude de atender as dificuldades dos alunos. Como dizia Albert Einstein, tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele . Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho de seu saber.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.