Por Beatriz19
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49290
Segundo Nelson Mandela , a Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Nesse sentido, percebemos o quão importante essa ferramenta para a sociedade e tal concepção corrobora com a problemática do analfabetismo funcional, visto que os indivíduos, embora saiba ler e escrever, possui incapacidade na interpretação de textos, argumentações e outros fatores relacionados.
Sendo um desafio ético e político a ser enfrentado .

De acordo com os dados do Ministério da Educação, no Brasil o analfabetismo despencou de 11,5% para 8,7% nos últimos oito anos. Esse levantamento evidencia a preocupante realidade brasileira que mesmo com a diminuição da falta de alfabetização precisamos buscar caminhos para suprir essa porcentagem. A sociologia é a ciência que enfatiza a ideia de socialização do indivíduo em sociedade análoga essa concepção a educação está ligada ao ato de ensinar e aprender algo, sendo um processo característico de uma interação. Logo, o desenvolvimento educacional também serve para integrar o cidadão a uma corporação.

Ademais, algumas dessas pessoas, apresentam uma vida social comprometida e o aperfeiçoamento profissional restringido. Entra a pauta darwinista selecionando os seres humanos que buscaram conhecimentos mais aprofundados e conseguiram qualidade no ensino,gerando as desigualdades sociais.

Portanto, na tentativa de modificar este panorama mostra-se necessária uma ação conjunta entre Estado e escola. Cabe ao Ministério da Educação investir no ensino público, para reestruturar esse setor e melhorar as condições de aprendizagem do jovem brasileiro, inclusive o de baixa renda. Além disso, as escolas estatais e públicas devem oferecer treinamento profissional para os professores em virtude de atender as dificuldades dos alunos. Como dizia Albert Einstein, tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele . Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho de seu saber.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por joanavitoria
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49324
Olá! Não sou especialista em correção mas li sua redação e eis aqui alguns pontos que corrigi:

Introdução:

Primeiramente, essa frase do Nelson Mandela que você citou é bem comum entre alunos, então isso é um ponto que gostaria que você tomasse cuidado, não acho que seja algo que tire pontos, só algo pra tomar cuidado mesmo haha. Algumas correções gramaticais:
- percebemos o quão importante É essa ferramenta para a sociedade*
- visto que os indivíduos, embora saibam ler e escrever, possuem incapacidade*
- e outros fatores relacionados, sendo, assim, um desafio ético e político a ser enfrentado. *

No geral, achei a introdução boa, no entanto não ficou claro as duas problemáticas que você irá desenvolver. Os erros gramaticais também é algo para se atentar.

Desenvolvimento I:

Sobre o desenvolvimento I, acho que faltou autoria própria; você citou dados e conceitos, e isso é bom, mas lembre-se que o seu ponto de vista tem que estar claro no texto. Outra coisa que gostaria que você tomasse cuidado: quando você for escrever o desenvolvimento, se pergunte: por que isso é um problema? O que impede esse problema de ser resolvido? Estabeleça relações de causa/consequência. Isso tudo faz parte da competência 3 da redação do ENEM!
Aos erros gramaticais:
- De acordo com os dados do Ministério da Educação, no Brasil,* o analfabetismo despencou de 11,5% para 8,7% nos últimos oito anos.
- Esse levantamento evidencia a preocupante realidade brasileira que, mesmo com a diminuição da falta de alfabetização,* precisamos¹ buscar caminhos para suprir essa porcentagem.
precisamos¹: Não se deve usar primeira pessoa na redação do ENEM. Em vez disso, use "precisa-se". E quem precisa? A sociedade? O Estado? Lembre-se de deixar isso claro também.
- A sociologia é a ciência que enfatiza a ideia de socialização do indivíduo. De maneira análoga*, essa concepção a educação está ligada ao ato de ensinar e aprender algo, sendo um processo característico de uma interação.

Desenvolvimento II:

Achei que o desenvolvimento II poderia ser maior. Além disso, na primeira linha, você escreve: "algumas dessas pessoas". Quais pessoas? Mais uma vez, achei legal a referência sociocultural ao darwinismo, porém faltou autoria própria e estrutura no seu desenvolvimento, respondendo a questões cujo citei acima.
Sobre erros ortográficos:
- algumas dessas pessoas apresentam uma vida social comprometida e o aperfeiçoamento profissional restringido*
- Entra a pauta darwinista,* selecionando os seres humanos que buscaram conhecimentos mais aprofundados e conseguiram qualidade no ensino, gerando as desigualdades sociais.

Conclusão:

Sobre a conclusão, apenas consegui identificar duas funções (agente e ação). Faltou o modo (por meio de) e finalidade (a fim de). De que modo o MEC pode investir no ensino público? Criando palestras educativas? Criando projetos? Capacitando profissionais? Fique atento em relação a isso. Sobre os erros:
- na tentativa de modificar este panorama, mostra-se necessária uma ação conjunta entre Estado e escola.
- Por isso, o universo de cada um se resume no tamanho de seu saber.

No geral, gostei de como você aplicou outras áreas do conhecimento (biologia, por exemplo, ao citar o darwinismo) e consegue interpretar as informações. Faltou organizar melhor a estrutura do desenvolvimento, usar corretamente o uso da vírgula, deixar explícito os dois argumentos que você irá desenvolver no desenvolvimento ao fim da introdução, se posicionar com argumentações próprias e, como disse, citar modo e finalidade na sua proposta de intervenção. Abraço :)

medicina, direito, administração, engenharia: são atividades nobres e necessárias à vida. mas a poesia, beleza, romance, amor... são as coisas pelas quais valem a pena viver. - dead poets society.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
329 Exibições
por deboraaa
2 Respostas 
146 Exibições
por rmariadej4
2 Respostas 
168 Exibições
por deboraaa
0 Respostas 
142 Exibições
por amandamariax
0 Respostas 
119 Exibições
por Liz167
1 Respostas 
211 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
71 Exibições
por Estercostah
0 Respostas 
139 Exibições
por AlunaIsa17
O analfabetismo funcional no Brasil
por gabriela1289    - In: Outros temas
0 Respostas 
39 Exibições
por gabriela1289
0 Respostas 
51 Exibições
por kauamagax

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM