• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Eubrooke
Quantidade de postagens
#75793
Sob a perspectiva histórica, o acesso à educação era de exclusividade da classe elitista, marginalizando a população de baixa renda. Hodiernamente, a situação é similar, visto que, parte da sociedade apresenta um nível de escolaridade precário, aumentando o número de analfabetos funcionais. Observa-se um problema que tem como causas a evasão escolar e a falta de investimentos.
Em primeira análise, a saída precoce da escola é um desafio presente no problema. De acordo com Epicteto, "só a educação liberta". No entanto, muitas pessoas estão abandonando o campo escolar por diversos fatores, como perda de interesse, discriminação e a necessidade de ajudar na renda familiar. Logo, para alguns, a conquista da liberdade está bem distante.
Em paralelo, o descaso é um embate que tange ao problema. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo". Sua tese se comprova correta, tendo em vista que não há preocupação do estado em mudar a realidade de parte da sociedade. Dessa maneira, uma educação de qualidade é algo distante no Brasil.
Sendo assim, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação em ação conjunta com as escolas, devem desenvolver um método que priorize o letramento e um auxílio familiar para acompanhar e ajudar no desenvolvimento do indivíduo por intermédio de atividades que estimulem a compreensão textual. Espera-se assim, que todo o corpo social atinja a liberdade proposta por Epicteto.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

2021 tem sido um ano particularmente marcante par[…]

Introdução Na cultura japonesa, o […]

A logística e infraestrutura da Funda&ccedi[…]

oii gente! Quem puder corrigir minha redaç&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM