Em primeira análise, a saída precoce da escola é um desafio presente no problema. De acordo com Epicteto, "só a educação liberta". No entanto, muitas pessoas estão abandonando o campo escolar por diversos fatores, como perda de interesse, discriminação e a necessidade de ajudar na renda familiar. Logo, para alguns, a conquista da liberdade está bem distante.
Em paralelo, o descaso é um embate que tange ao problema. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo". Sua tese se comprova correta, tendo em vista que não há preocupação do estado em mudar a realidade de parte da sociedade. Dessa maneira, uma educação de qualidade é algo distante no Brasil.
Sendo assim, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação em ação conjunta com as escolas, devem desenvolver um método que priorize o letramento e um auxílio familiar para acompanhar e ajudar no desenvolvimento do indivíduo por intermédio de atividades que estimulem a compreensão textual. Espera-se assim, que todo o corpo social atinja a liberdade proposta por Epicteto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.