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Por Vanusia
#52024
O analfabetismo funcional é quando o indivíduo reconhece letras e números, mas não tem a habilidade de interpretar textos e de fazer operações matemáticas, o número de analfabetos funcionais no brasil é grande. O problema do analfabetismo funcional é devido a falta de incentivo aos professores e a evasão escolar.
Convencidos de que não adianta continuar na escola, muitos estudantes se afastam da mesma por pura falta de motivação, por não acreditarem que são capazes de vencer. O medo domina as sensações prazerosas do aprender, por repetências anteriores, exposições diante dos colegas, humilhação dentro da sala de aula intimidam o aluno, demonstrando que ele não é capaz. Vale ressaltar que o professor tem o papel de estimular o aluno a não desistir, propor atividades que chame a atenção do aluno, ou seja, onde ele crie interesse. Como disse Immanuel kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele".
A questão da evasão escolar é uma problemática que está ocorrendo cada vez mais nas escolas, e isso é um fator prejudicial na vida dos alunos. Na maioria das vezes, esse fator ocorre no ensino médio por diversos motivos, como por exemplo: a condição financeira do aluno, onde o mesmo tem que trabalhar e ajudar a família, e o cansaço acaba atrapalhando entre outros fatores.
Portanto o governo federal deve direcionar mais verbas para a educação, capacitando os professores para que os mesmos devam buscar a incentivar os alunos a não deixarem de estudar, trabalhando juntamente com a familia para que não haja a evasão escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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