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#56755
Segundo o Artigo 6 da Constituição brasileira é dever do Estado e da Família garantir e incentivar a educação como direito igual a todos os cidadãos brasileiros, para o bom desenvolvimento da nossa nação. No entanto, note-se que a realidade do país é outra, visto que o índice de analfabetismo funcional no Brasil ainda é muito alto, permanecendo como uma grande problemática inserida na sociedade. Desse modo, tudo isso se da como um fruto da desigualdade social enfrentada pela maioria da população brasileira, de modo que muitas pessoas que já possuem um diploma escolar de nível superior não conseguirem ser idôneos, na prática, da leitura e escrita, ou seja, não demonstram uma certa competência e habilidade de ler e compreender de textos.

A desigualdade social é um problema histórico estrutural, herdado dos nossos antepassados, e vem se desenvolvendo cada dia mais como um ciclo que se alimenta pela má distribuição de renda. Logo, alguns podem levar uma certa vantagem se tornando ainda mais rico, enquanto outros se afundam na extrema miséria. A educação e saúde é um dos principais pontos que mostram como algumas pessoas têm acesso distintos para se desfrutar dessas “oportunidades”. Um estudo realizado mostra que em cada dez pessoas três delas são analfabetos funcionais, (que embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas mais elaboradas), e que situação está estagnada há dez anos. Grande parte da culpa também está nos modelos de educação arcaicos sem inovação, e que ao contrário de motivar os alunos acabam fazendo totalmente o contrário através de, exposições diante dos colegas, humilhações na sala de aula que por fim induzem o sujeito, demonstrando que ele não é capaz. Muitos destes estudantes acabam se afastando por medo de não conseguirem vencer.

Não é de hoje que a falta de incentivo e investimento estatal na área da educação do país é um problema árduo sendo um dos grandes títulos de jornais e matérias das atualidades, mas o ensino público no Brasil é de se lamentar e pagar um colégio particular em um país onde mais da metade da população se sustenta com um salário mínimo é fora de cogitação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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