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#49779
A Constituição Federal de 1988 assegura que todos brasileiros tenham direito a educação, porém, percebe-se que, na atualidade brasileira, não há cumprimento dessa garantia sobre a alfabetização. Isso se dá à grande parte da população que é analfabeta ou tem pouco conhecimento sobre a escrita e a leitura, por motivos de necessidade de trabalho ou por sofrer preconceitos.
Diante dessa problemática, é preciso analisar, inicialmente, que muitas pessoas por necessidade e não por desmotivação precisam sair das escolas para trabalhar e ajudar suas famílias em suas residências, assim aprendem apenas o básico dos estudos. Segundo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo o que a educação faz dele”. Então, se acredita que a educação, a estrutura e a formação de todos os cidadãos dependem da economia da família, contradizendo o direito dito na constituição.
Além disso, outro motivo que faz com que a população pare de estudar é a desmotivação, que acontece nos casos de pessoas que deixam os estudos de lado para trabalhar e quando retornam aos estudos sofrem diversos tipos de preconceito. O filme “Central do Brasil” relata a vida de uma professora aposentada, que escreve cartas para pessoas analfabetas com a falsa intenção de enviar as cartas para os seus destinos. Logo, vemos que saber ler e escrever são a base para tudo.
Portanto, providências são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais deve promover escolas de fácil acesso para pessoas analfabetas que não completaram seus anos escolares a fim de levarem a educação a essas pessoas. Espera-se que com essa ação o índice de analfabetismo seja diminuído.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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