• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Dry14
Quantidade de postagens
#63536
O empresário Steve Jobs, criador da Apple, afirmou que a tecnologia tem grande influência no mundo contemporâneo. Sob essa ótica, no contexto brasileiro tal perspectiva não se faz presente, uma vez que o analfabetismo digital é uma problemática recorrente.
Verifica-se que a desigualdade socioeconômica se tornou um empecilho agravante ao acesso a sociedade aos recursos digitais. Nesse sentido, é importante ressaltar que de acordo com Índice de Gini, medida que classifica o grau de desigualdade em um país, o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo.
A partir dessa lógica, essa cruel disparidade resulta a falta de familiaridade da população com o ciberespaço, ocasionando em um impossibilidade de adaptação ao uso dessa ferramenta. Dessa forma, parte do povo brasileiro devido a sua condição social é impedido a ter acesso a tecnologia.
Evidencia-se portanto, a necessidade de investimentos do governo em regiões menos favorecidas economicamente, para proporcionar condições igualitárias de acesso aos meios tecnológicos. Ademais, cabe ao Ministério da Educação, por meio de amplo debates entre estados, introduzir modos eficazes e consequentemente promover a alfabetização no tangente da tecnologia no país. Assim, o Brasil pode mudar gradativamente o quadro posto pelo Índice de Gini.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Roger08
Quantidade de postagens
#63539
Eu não vou poder aprofundar, mas irei te apontar alguns tópicos para revisão:
º Sua introdução não está bem desenvolvida
° Seu texto no geral não está desenvolvido.
º Sua escrita é muito boa.
º Sua proposta de intervenção ainda está frágil.

Dica show: Leia redações nota 1000, e utilize os métodos que essas pessoas utilizaram;
Nesse ENEM fiz 960 pontos na redação criando o minha própria estrutura de redação, no entanto li várias redações nota 1000 para me localizar.

No filme "Lorax: em busca da trúfula p[…]

cassiahso , eu simplesmente AMEI sua corre&ccedi[…]

Ei Alice, Tudo bem? Vamos lá! Segundo[…]

Pra que título?

“Não são as crises que mudam […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM