Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais que proporcionem uma formação para alunos brasileiros dominarem ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, quando o cidadão não tem contato com a internet, principalmente no ambiente escolar, ele fica exposto a alienação digital. Sob tal óptica, de acordo com os iluministas Diderot e D'Alembert, autores da "Enciclopédia", a democracia da educação é fundamental no combate à alienação dos cidadãos, garantindo aos mesmos sua efetiva liberdade.
Ademais, convém enfatizar o impacto da disparidade social no acesso aos recursos digitais. Diante de tal exposto, de acordo com o índice de Gini - medida que classifica o grau de desigualdade em um país, o Brasil está entre as nações mais desiguais do mundo. Nessa lógica, essa disparidade faz com que uma parcela da população não tenha familiaridade com o ciberespaço. Logo, é inadmissível que parte da população não tenha acesso a tecnologia por sua condição social.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Governo Federal - órgão responsável por regrar e organizar o país, deve investir na formação educacional do brasileiro, por intermédio de políticas públicas, outra medida a ser tomada pelo mesmo, é a criação de um projeto chamado "Tecnologia para Todos", a fim de abranger todas as classes sociais. Assim, a alienação no que tange o analfabetismo digital será amenizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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