A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. O que acontece quando, mesmo com tantos benefícios, uma grande parcela da sociedade não consegue aproveitá-la?, É simples, de um lado temos os que são beneficiados com resolução tecnológica e do outro lado um inspressivo número de pessoas analfabetas em relação a tecnologia.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o "analfabetismo digital". Nessa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o estado como impulsionador do analfabetismo no Brasil. Segundo o Relatório anual The Inclusive Internet Index 2019, no quesito de preparo, que abrange as categorias alfabetização, confiança e segurança no uso da internet e políticas de incentivo do uso da web, o país ficou nas posições 66°, 21° e 50°, respectivamente. Diante de tal exposto, logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdura.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de alguma ação- a fim de minimizar o analfabetismo digital. Afinal, em uma sociedade cada vez mais dependente da tecnologia, o futuro não pertencerá mais aos que sabem usá-las, mas sim aqueles que sabem gerí-la.
@Ashilley
@Geralcinoj podem corrigir por favor?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada