Por Jose17
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Segundo o sociólogo Habermas, os meios de comunicação são fundamentais para a razão comunicativa. Visto isso, a internet é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, o analfabetismo digital ainda é, para muitos, uma realidade. Isso ocorre não só pela falta de políticas públicas, mas também pela precária rede de serviços de internet. Esses desafios são vivenciados diariamente e precisam ser superados.
No contexto relativo a analfabetismo digital, pode-se citar as primeiras instituições de ensino no Brasil, que vieram juntamente com a coroa portuguesa. Entretanto, eram, por falta de políticas abrangentes, limitado apenas as elites. Atualmente, é possível traçar um paralelo a isso, apesar do avanço das classes mais baixas nas redes, se tratando de políticas igualitárias a todas as camadas sociais, há um atraso.
Ademais, como disse o empresário Steve Jobs, “a tecnologia move o mundo”, ou seja, para o avanço pleno da sociedade, os meios digitais são imprescindíveis. Todavia, o precário serviço de internet que são fornecidos para a população, favorece o atraso. Sendo assim, diminui a troca de aprendizado, tendo como consequência, a “despolarização digital”.
Portanto, cabe ao Estado por meio de investimentos e com o planejamento adequado, intervir com políticas públicas mais abrangentes, alfabetizar digitalmente a população, a fim de diminuir, de forma considerável, as desigualdades relacionadas as classes sociais. Além disso, é de suma importância, o incentivo a mobilização de pessoas, por meio de discussões no plenário, sobre a precária rede de internet fornecida aos cidadãos, a fim de incentivar essas empresas a melhorar seus serviços, para assim, intensificar o uso do meio digital para o desenvolvimento da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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