Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49708
Andre09 escreveu:Ao analisarmos a história humana sempre iremos nos deparar com a constante evolução da sociedade, especialmente no âmbito tecnológico, tornando-se cada vez mais acelerado conforme o passar do tempo, tendo seu maior "ponto de impulso" com o inicio da revolução industrial, iniciada na Europa do século XVIII. Após o inicio dessa revolução, que ocorre até os dias de hoje, os avanços científicos e tecnológicos cresceram de forma desenfreada, prova disso é a diferença tão pequena entre o primeiro avião (14-Bis), criado por Santos Dumont em 1906, e a chegada do homem a lua, em 1969 pelos EUA, mostrando uma diferença de apenas 63 anos.
Com isso em mente podemos notar como essa evolução ainda se faz presente nos nossos dias, com a utilização da internet e mídias sociais em constante crescimento, tornando as pessoas mais conectadas umas com as outras e com o mundo, facilitando o aprendizado e o conhecimento de diversas áreas distintas e o trabalho da imprensa em divulgar noticias de todo o mundo. Hoje podemos se atualizar sobre a situação entre Israel e Palestina apenas com uma pesquisada no Google, por exemplo.
Mas não são todos que possuem essa facilidade, no Brasil e no mundo o número de Analfabetos Digitais (pessoas que não possuem acesso ou conhecimento da internet e mídias sociais) é alto, especialmente entre os idosos, que normalmente sofrem de dificuldades visuais e auditíveis, e que tem muita dificuldade em manusear os celulares e computadores atuais.
Os dados mostram que 1 em cada 4 brasileiros não possui acesso a internet, sendo em números gerais aproximadamente 46 milhões de brasileiros sem acesso a internet. Analisando esses dados, divulgados em Abril de 2020 e referentes ao final de 2018, podemos perceber que dos aproximadamente 25,3% da população que não possuem acesso a internet mais da metade define que não acessam porque não sabem como utilizar, o que nos leva a retornarmos ao questionamento das pessoas de idade mais avançada. Além disso podemos perceber que as áreas menos urbanas do país são as que possuem uma maior porcentagem de pessoas que não acessam a internet, de forma que em ambientes urbanos essa porcentagem é de aproximadamente 20,6%, enquanto em ambientes rurais essa porcentagem cresce para 53,5%, ou seja, mais da metade da população rural não possui acesso a internet e mídias sociais.
Outro problema que dificulta o acesso a internet no Brasil é a dificuldade das empresas de internet de alcançarem certas regiões, o que faz com que as pessoas que moram nessas regiões não consigam o acesso, mesmo que queiram. Tal problema é mais intensificado na região norte do país.
@Francis Bacon, tire essa redação daqui, por favor? E, @karensouzaf , você corrigiu a redação errada. Recomendo que tire a pontuação.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por karensouzaf
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49815
Estranho, pra mim não apareceu essa conclusão, se ela foi feita dessa forma completa está pft!
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49909
@karensouzaf, acho que você confundiu as redações. Essa aba é a que eu postei o meu texto, só que um outro usuário também colocou a redação dele aqui (o que não deveria acontecer) creio que você tenha corrigido a dele e pontuado a minha por engano.



@Nathschelski, poderia justificar a nota?

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Avatar do usuário
Por karensouzaf
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49981
Exato! Nem me lembro de ter lido sua redação, está pft, era outra bemmm diferente que eu corrigi pra ganhar pontos. Me perdoe por isso, viu? Esse app é MUITO confuso... desinstalando 😪
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50163
karensouzaf escreveu:Exato! Nem me lembro de ter lido sua redação, está pft, era outra bemmm diferente que eu corrigi pra ganhar pontos. Me perdoe por isso, viu? Esse app é MUITO confuso... desinstalando 😪
Não peça desculpas! Foi um confusão e mesmo que você tivesse corrigido a minha eu fiz questão de explicar as coisas, mas confesso que fiquei assustada com a sua nota :lol:
Você vai aprendendo a mexer, no início a gente fica meio perdido mesmo, não desinstale! Continue aqui ;)

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Avatar do usuário
Por JamesJames
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50271
Olá!! Vou detalhar a minha correção nesse post, desculpe a demora para fazer isso, ainda sou nova no fórum haha' :lol:


A Revolução Industrial trouxe consigo diversos avanços tecnológicos, mas é notório que nem todas as pessoas participaram e continuam participando desse privilégio que é a tecnologia. Atualmente [1], pode-se perceber que grande parcela da população não tem conhecimentos básicos sobre a escrita, o que dificulta a sua inserção na era tecnológica e acaba favorecendo a exclusão digital. [2]

[1] - Apesar de não estar incorreta, acredito que para uma melhor coesão e coerência do texto, outro conectivo deveria ter sido usado aqui, para deixar mais explícita a correlação / simultaneidade entre analfabetismo digital e falta de conhecimento sobre a escrita. Algo como "Ao mesmo tempo, pode-se perceber que grande parcela da população ainda não tem conhecimentos..."
[2] - Faltou, ao final do parágrafo, uma melhor marcação da tese e sugestão de proposta.




Em primeiro lugar, convém ressaltar que a falta de acesso à educação afeta diretamente o analfabetismo digital, sendo este a consequência do primeiro. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) [1], 11 milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever até os 15 anos, o que não deveria acontecer, já que a Constituição de 1988 garante ao cidadão o direito à educação. Conforme o dito, vê-se que uma pessoa sem conhecimentos básicos sobre a língua portuguesa jamais poderá se inserir no meio tecnológico, haja vista que ela não terá como explorar ou usufruir do que a tecnologia oferece. Logo, é notável que tal situação contribui para o problema e ainda traz um resultado, a exclusão digital.[2]


[1] - Não está incorreto, mas já que IBGE é uma instituição muito conhecida, não é estritamente necessário colocar o significado da sigla entre parênteses. Isso pode economizar linhas para conteúdos mais relevantes.
[2] - Esse último período ficou um tanto redundante, mesmo que sua função seja sintetizar a ideia do parágrafo.


Por conseguinte, é importante ressaltar que a exclusão digital deriva da escassez de conhecimentos tecnológicos[1], sendo que este acaba delimitando uma certa parcela de indivíduos que conseguem usar a internet de forma plena. De acordo com o site Forbes, 45% dos brasileiros sofrem exclusão digital, visto que eles não possuem entendimento necessário para o uso das redes. Análogo a isso, fica claro que esse grupo fica "de fora" de todas informações e utilidades que a internet oferece, sendo que isso acaba ocasionando uma frustação pessoal por não conseguir entender o que está acontecendo, gerando assim o sentimento de não pertencimento a uma nação. Desse modo, é necessário que medidas sejam tomadas.

[1] - Considerando que você já disse no parágrafo anterior que uma das causas para a exclusão digital é a falta de conhecimento, agora seria interessante usar um conectivo de adição ao invés de consequência, mostrando que além da falta de conhecimento em escrita, outra causa é a falta de conhecimento tecnológico.



Portanto, é urgente que essa adversidade seja solucionada. Assim, urge que o Ministério da Educação crie, por meio de verbas governamentais, palestras que ajudem os cidadãos a se incluirem nos meios digitais, a fim de que todos consigam usar essa ferramenta da melhor maneira possível. Essas palestras deverão ser realizadas nos espaços públicos, em que pessoas especializadas irão ensinar todos os mecanismos, para utilizar a internet, ao povo. Dessa maneira, a Revolução Industrial poderá ter o seu efeito em toda a sua totalidade. [1]

[1] - Essa proposta se relaciona mais com o segundo parágrafo do que o primeiro, cuja informação sobre a educação básica em escrita e leitura é quase ignorada. Mesmo que sua proposta não inclua, por exemplo, a alfabetização básica entre os adultos (o que eu admito que pode se distanciar do tema discutido), ela ainda deve ser mencionada de alguma forma, pois o problema da falta de educação básica ainda persiste mesmo quando o conhecimento tecnológico é resolvido.


Comentários finais: Acredito que você precisa aprofundar sua argumentação, tentando reproduzir algo que você fez mais no segundo parágrafo. Lá foi possível ver mais da sua "opinião" sobre o assunto, em contraste com outros parágrafos que ficaram mais expositivos.


Espero ter ajudado!!

Aulas de Química Gratuitas e Ao Vivo?! Só na Turma Titanium!!
Clique aqui para ir ao nosso canal >>>>
Link
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50357
@JamesJames, obrigada por explicar! :D

Percebi que a maioria da sua correção foi uma questão de opinião e ponto de vista, nada que esteja errado. Então, discordo das notas dada na C1 e C5, já que você não apontou nenhum desvio gramático e a minha conclusão não está errada, pois não é necessário fazer algo relacionado aos dois parágrafos, mas sim a um só, logo, posso trazer só uma proposta. Em relação à argumentação, o que mais eu poderia explorar?

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
87 Exibições
por pedroGomes
0 Respostas 
89 Exibições
por Daniella2023
0 Respostas 
78 Exibições
por Raekwon1
6 Respostas 
357 Exibições
por deboraaa
2 Respostas 
169 Exibições
por rmariadej4
2 Respostas 
195 Exibições
por deboraaa
0 Respostas 
160 Exibições
por amandamariax
0 Respostas 
129 Exibições
por Liz167
1 Respostas 
231 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
89 Exibições
por Estercostah
Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Por favor, não corrijam essa redaç&a[…]

@felipe082 , poderia corrigir minha redaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM