Olá!! Vou detalhar a minha correção nesse post, desculpe a demora para fazer isso, ainda sou nova no fórum haha'
A Revolução Industrial trouxe consigo diversos avanços tecnológicos, mas é notório que nem todas as pessoas participaram e continuam participando desse privilégio que é a tecnologia. Atualmente [1], pode-se perceber que grande parcela da população não tem conhecimentos básicos sobre a escrita, o que dificulta a sua inserção na era tecnológica e acaba favorecendo a exclusão digital. [2]
[1] - Apesar de não estar incorreta, acredito que para uma melhor coesão e coerência do texto, outro conectivo deveria ter sido usado aqui, para deixar mais explícita a correlação / simultaneidade entre analfabetismo digital e falta de conhecimento sobre a escrita. Algo como "Ao mesmo tempo, pode-se perceber que grande parcela da população ainda não tem conhecimentos..."
[2] - Faltou, ao final do parágrafo, uma melhor marcação da tese e sugestão de proposta.
Em primeiro lugar, convém ressaltar que a falta de acesso à educação afeta diretamente o analfabetismo digital, sendo este a consequência do primeiro. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) [1], 11 milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever até os 15 anos, o que não deveria acontecer, já que a Constituição de 1988 garante ao cidadão o direito à educação. Conforme o dito, vê-se que uma pessoa sem conhecimentos básicos sobre a língua portuguesa jamais poderá se inserir no meio tecnológico, haja vista que ela não terá como explorar ou usufruir do que a tecnologia oferece. Logo, é notável que tal situação contribui para o problema e ainda traz um resultado, a exclusão digital.[2]
[1] - Não está incorreto, mas já que IBGE é uma instituição muito conhecida, não é estritamente necessário colocar o significado da sigla entre parênteses. Isso pode economizar linhas para conteúdos mais relevantes.
[2] - Esse último período ficou um tanto redundante, mesmo que sua função seja sintetizar a ideia do parágrafo.
Por conseguinte, é importante ressaltar que a exclusão digital deriva da escassez de conhecimentos tecnológicos[1], sendo que este acaba delimitando uma certa parcela de indivíduos que conseguem usar a internet de forma plena. De acordo com o site Forbes, 45% dos brasileiros sofrem exclusão digital, visto que eles não possuem entendimento necessário para o uso das redes. Análogo a isso, fica claro que esse grupo fica "de fora" de todas informações e utilidades que a internet oferece, sendo que isso acaba ocasionando uma frustação pessoal por não conseguir entender o que está acontecendo, gerando assim o sentimento de não pertencimento a uma nação. Desse modo, é necessário que medidas sejam tomadas.
[1] - Considerando que você já disse no parágrafo anterior que uma das causas para a exclusão digital é a falta de conhecimento, agora seria interessante usar um conectivo de adição ao invés de consequência, mostrando que além da falta de conhecimento em escrita, outra causa é a falta de conhecimento tecnológico.
Portanto, é urgente que essa adversidade seja solucionada. Assim, urge que o Ministério da Educação crie, por meio de verbas governamentais, palestras que ajudem os cidadãos a se incluirem nos meios digitais, a fim de que todos consigam usar essa ferramenta da melhor maneira possível. Essas palestras deverão ser realizadas nos espaços públicos, em que pessoas especializadas irão ensinar todos os mecanismos, para utilizar a internet, ao povo. Dessa maneira, a Revolução Industrial poderá ter o seu efeito em toda a sua totalidade. [1]
[1] - Essa proposta se relaciona mais com o segundo parágrafo do que o primeiro, cuja informação sobre a educação básica em escrita e leitura é quase ignorada. Mesmo que sua proposta não inclua, por exemplo, a alfabetização básica entre os adultos (o que eu admito que pode se distanciar do tema discutido), ela ainda deve ser mencionada de alguma forma, pois o problema da falta de educação básica ainda persiste mesmo quando o conhecimento tecnológico é resolvido.
Comentários finais: Acredito que você precisa aprofundar sua argumentação, tentando reproduzir algo que você fez mais no segundo parágrafo. Lá foi possível ver mais da sua "opinião" sobre o assunto, em contraste com outros parágrafos que ficaram mais expositivos.
Espero ter ajudado!!