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Por Laisctro133
#50872
A construção dos feudos, muros que delimitavam uma determinada área no período da Idade Média, segregou milhares de pessoas e impossibilitou o acesso a bens que somente a nobreza podia usufruir. Semelhante a essa época, no cenário atual brasileiro, a tecnologia tem sido privatizada às camadas altas da população, gerando assim, censura de direitos às comunidades mais carentes. Essa visão negativa pode ser significativamente minimizada, desde que acompanhada de medidas interventivas para conter a problemática, a qual é agravada devido a desigualdade socioeconômica ocorrida no Brasil.

Em primeira análise, é importante destacar, que é evidente a herança ideológica do conhecimento científico, como um recurso destinado às elites, se consolidou na sociedade e perpetuou a exclusão das classes inferiores. Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 25% da população brasileira não possuem acesso à internet, dentre eles a maioria são pessoas vindas de comunidades, idosos e áreas longínquas dos grandes centros urbanos.

Ademais, é fundamental apontar, a privação do acesso tecnológico pela 3 idade no Brasil. Com o passar dos anos o uso da internet e de outros meios de comunicação possibilitaram a aproximação de muitos indivíduos no mundo. Mas quando nos referimos à 3 idade, muitos idosos têm sido considerados ¨atrasados¨ quando falamos em tecnologia e seus semelhantes na era contemporânea digital, o que os afastam de familiares e de oportunidades de aprendizagem e dentre outros. Além disso, uma comunidade que restringe o avanço e subjetividade, representa um retrocesso para a coletividade que preza por igualdade.

Depreende-se, portanto, a relevância da igualdade no alfabetismo digital no Brasil. Para que isso ocorra, é necessário que o Estado proporcione o acesso de novas tecnologias no âmbito escolar público brasileiro, aumentando assim o ensino às classes mais baixas. Além disso, é responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações a criação de cursos de ensino preparatório para idosos e pessoas que possuem alguma deficiência, aumentando assim a inclusão das camadas desfavorecidas do País. Como efeito social, o Alfabetismo Digital será uma realidade, destruindo, assim, barreiras e ¨feudos¨ sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#50886
A construção dos feudos, muros que delimitavam uma determinada área no período da Idade Média, segregou milhares de pessoas e impossibilitou o acesso a bens que somente a nobreza podia usufruir. Semelhante a essa época, no cenário atual brasileiro, a tecnologia tem sido privatizada às camadas altas da população, gerando assim, censura de direitos às comunidades mais carentes. Essa visão negativa pode ser significativamente minimizada, desde que acompanhada de medidas interventivas para conter a problemática, a qual é agravada devido a desigualdade socioeconômica ocorrida no Brasil.

Não entendi a tese
Essa visão negativa pode ser significativamente minimizada, desde que acompanhada de medidas interventivas para conter a problemática, a qual é agravada devido a desigualdade socioeconômica ocorrida no Brasil.
tese 1: medidas interventivas que são agravadas (se esse for o caso, a vírgula que você colocou está equivocada)
tese 2: desigualdade socioeconômica


Em primeira análise, é importante destacar, que é evidente a herança ideológica do conhecimento científico, como um recurso destinado às elites, se consolidou na sociedade e perpetuou a exclusão das classes inferiores. Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 25% da população brasileira não possuem acesso à internet, dentre eles a maioria são pessoas vindas de comunidades, idosos e áreas longínquas dos grandes centros urbanos.

Apenas dois períodos
Não fundamentou a pesquisa de acordo com a defesa das suas ideias
tese 1 não está explícita
não se coloca vírgula antes de pronome relativo

Ademais, é fundamental apontar, a privação do acesso tecnológico pela 3 idade no Brasil. Com o passar dos anos o uso da internet e de outros meios de comunicação possibilitaram a aproximação de muitos indivíduos no mundo. Mas quando nos referimos à 3 idade, muitos idosos têm sido considerados ¨atrasados¨ quando falamos em tecnologia e seus semelhantes na era contemporânea digital, o que os afastam de familiares e de oportunidades de aprendizagem e dentre outros. Além disso, uma comunidade que restringe o avanço e subjetividade, representa um retrocesso para a coletividade que preza por igualdade.

tente escrever na 3 pessoa do singular ou do plural
ex: Mas quando se refere à 3 idade, muitos idosos têm sido... quando se fala em tecnologia
Não apresentou repertório sociocultural para a elaboração dos argumentos
não retomou a tese 2 apesar de deixá-la explícita

Depreende-se, portanto, a relevância da igualdade no alfabetismo digital no Brasil. Para que isso ocorra, é necessário que o Estado proporcione o acesso de novas tecnologias no âmbito escolar público brasileiro, aumentando assim o ensino às classes mais baixas. Além disso, é responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações a criação de cursos de ensino preparatório para idosos e pessoas que possuem alguma deficiência, aumentando assim a inclusão das camadas desfavorecidas do País. Como efeito social, o Alfabetismo Digital será uma realidade, destruindo, assim, barreiras e ¨feudos¨ sociais.

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