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Por NEP
#50096
Na obra “Utopia”, de Thomas More, retrata-se uma sociedade “perfeita”, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea está fora da ficção, é o oposto do que o autor prega, uma vez que há uma grande taxa analfabetos Digitais no Brasil, o qual apresenta barreiras, as quais dificulta os planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de preparo das escolas como barreira da inclusão escolar no país, quanto da inexistência de ambientes digitais, dificultando deste modo, a universalização e o direito a igualdade e liberdade, e os avanços ao acesso de alfabetização no mundo digital a todos os cidadãos Brasileiros. Diante disso, percebe-se a necessidade de uma reformulação desta postura estatal de forma urgente, visando articulação das esferas do poder público, para execução das políticas públicas Educativas do País, conforme prevê o artigo 5º , da Constituição Brasileira , que assegura em uma proposta de emenda em 2020, o direito ao acesso a internet e informações digitais , a toda população do País.
Primordialmente, é fulcral pontuar que a alfabetização é de grande importância para todos, principalmente para as crianças. Segundo o ex-Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, afirma que a educação é a arma mais poderosa que se pode usar. De forma análoga, no Brasil, o sistema educacional alcança 98,7% de jovens alfabetizadas aos 12 anos, de acordo com o IBGE de 2018. No entanto, em relação as crianças, a porcentagem decaí, aos 8 anos, apenas 89,0% se encontra sabendo ler e escrever. Dessa forma, percebe-se uma lamentável situação que permeia as crianças, já que a educação deveria alcançar a todos no País. Ademais é imperativo ressaltar que, a taxa de analfabetismo é alta por diversos fatores, um exemplo, é a desigualdade social, que está presente de forma gigantesca no Brasil. De acordo com os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014, as crianças pertencentes as camadas mais pobres enfrentam mais dificuldades ao acesso Educacional digital, são apenas 45,4% que possuem o nível escolar adequado. Além disso, os pais desses jovens não têm tempo para fornecer o auxílio necessário nas atividades extracurriculares. Logo, é inaceitável o analfabetismo em um país tão democrático como o Brasil, que assegura educação a todos por meio do Artigo 205, da Constituição Federal de 1998. Assim, medidas exequíveis são necessárias para combater o Analfabetismo o que impede o avanço de Ferramentas Digitais no Brasil. Dessarte, com intuito de mitigar a persistência do analfabetismo funcional na Sociedade Brasileira, necessita urgentemente que o Estado de suporte àqueles que sofrem com o analfabetismo País. Outrossim , cabe ao Tribunal de Contas da União que direcione verbas ao Ministério da Educação (MEC) , por meio do “FUNDEB” para que haja contração de professores capacitados a alfabetizar crianças, e formularem atividades alternativas, por meio de brincadeiras e interação entre os alunos, fazendo com que o conteúdo do projeto “ Tempo de Aprender “ seja entendido com mais facilidade aos Estados e Municípios em todo país , uma vez que crianças aprendem com estímulos. Com isso, espera-se que o número de analfabetos comece a cair, e a taxa de alfabetização cresça, assim, os brasileiros terão a arma mais poderosa que se pode ter, a educação, como afirma Nelson Mandela. Seguindo esses caminhos, o combate à exclusão Social e digital certamente o Brasil alcançara a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados pela Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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