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Por BrunnaB05
#49054
A tecnologia está cada vez mais presente no mundo e, consequentemente, na vida das pessoas. A mesma trouxe consigo numerosos benefícios tal como, melhor acesso a informações e novas formas de comunicação. Entretanto nem todos podem usufruir destes privilégios devido a falta de instrução e até mesmo por impossibilidade de acesso.
De acordo com o IBGE, em 2018, 25,3% dos brasileiros não tinham acesso a internet. A razão principal que leva a este percentual é a grande desigualdade social existente no Brasil. Para mais, a falta de ensino também inibe essas pessoas de adentrarem o meio tecnológico. A pandemia do coronavirus tornou perceptível a importância da tecnologia, em consequência da mesma, muitas pessoas tiveram que começar a trabalhar e a estudar de casa, o que só se fez realizável com o auxílio da internet.
Escolas mal-estruturadas também não permitem que os alunos tenham a orientação necessária para utilizar ferramentas tecnológicas colaborando assim com o analfabetismo digital.
Em uma atualidade tão tecnológica o anafabetismo digital torna-se cada vez mais prejudicial, destarte medidas devem ser tomadas. Uma forma de diminuir a incidência deste problema seria o governo, por meio do Ministério da Educação, investir na estruturação tecnológica das escolas e oferecer cursos gratuitos de informática. Ademais, deveriam aumentar o número de pontos públicos de Wi-Fi.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Por Flaviaa
#50055
Correção do texto: ANALFABETISMO DIGITAL
Usuário(a): @BrunnaB05

INTRODUÇÃO:

A tecnologia está cada vez mais presente no mundo e, consequentemente, na vida das pessoas. (faltou um conectivo) A mesma trouxe consigo numerosos benefícios, tal tais como, : melhor acesso a às informações e novas formas de comunicação (1). Entretanto, nem todos podem usufruir destes desses privilégios devido a à (2) falta de instrução e até mesmo por impossibilidade pela precariedade na prontidão do acesso.

Legenda:

possível erro (incerto)
erro
confuso
desnecessário
"melhorável"
(x): observações
repetição
(meus comentários)
sugestão (ou correção)
"stonkis"
Adequação ao tema
(_) espaço

...
Observações:

(1) Não é que esteja errado, mas em se tratando de redação para o enem, o melhor é trazer algo concreto (repertório sociocultural, alusão histórica).

(2) https://portugues.dicaseexercicios.com. ... 0a%20crase.

...
:!: Comentários gerais:  Apresentou o tema, problematizou e deu sua tese. Com alguns pequenos desvios, mas foi uma ótima introdução!

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