Em primeira análise, é visível que a desigualdade social molda tal problema. De acordo com dados do IBGE, as regiões Norte e Nordeste possuem o maior índice de analfabetismo no país, estando concentradas nas áreas rurais em grande maioria. Evidencia-se, portanto, que as regiões menos urbanizadas acabam por não conseguir expandir o acesso à educação para todos os cidadãos, criando assim um grande abismo entre as classes sociais, onde os afetados sofrem com a exclusão social e falta de capacitação.
Ademais, a falta de investimentos estatais agrava a problemática. Apesar da Constituição Federal garantir o acesso à educação a todos, o cenário observado é o oposto, uma vez que o Governo não investe na educação de jovens adultos, e sim na educação primária. Sendo assim, ao desconsiderar tal classe social, e investir em outro tipo de educação com objetivo de apagar as marcas do analfabetismo do país, acaba por acentuar as diferenças e colocar em esquecimento aqueles prejudicados pela ausência de políticas públicas.
Dessa forma, torna-se presente a necessidade de medidas com o objetivo de neutralizar e extinguir tal quadro. Urge que o Ministério da Educação distribua a educação para jovens adultos por meio de subsídios a escolas privadas e a construção das mesmas em áreas rurais, onde ambas possuem como finalidade educar aqueles que por alguma razão econômica ou social, não a puderam fazer, que desenvolvam o senso crítico e ajudem na sua formação. Somente assim, será possível a construção do caráter na visão de Kant.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.