Segundo estudos nacionais, o período dos últimos anos foi marcado por grandes secas, marcadas pela baixa pluviosidade. Tal situação pode ser justificada pelo agravamento das questões ambientais, como o aquecimento global, tema que vem sendo discutido pela comunidade científica e pelas grandes lideranças mundiais. Além de que, a falta de estruturas apropriadas para o descarte de lixo e esgoto e para o escoamento correto das águas das chuvas nas cidades, ocasiona a poluição de rios e córregos, impossibilitando o consumo da água e também contribuindo para a piora dos índices do aquecimento global, que impacta na formação das chuvas. Evidentemente, tornando-se um ciclo prejudicial para o sistema hidrico.
Consoante com os fatos relatados, há também, o desperdício de água, que no Brasil chega, em média a 37%, segundo a Agência Nacional das Águas. Diante disso, pode-se entender que o desperdício de água na sociedade brasileira representa um percentual elevado, o que, consequentemente, prejudica o abastecimento hídrico para todos. Já que, juntamente, com os problemas ambientais, o desperdício impacta negativamente na quantidade de água disponível no reservatórios.
Em vista disso, conclui-se que a água é essencial para a manutenção da vida. Entretanto, as circunstâncias da poluição e do aquecimento global, em conjunto com o esperdício de água, causam uma crise no sistema hídrico brasileiro. Afim de que, esses problemas possam ser solucionados, o ministério do meio ambiente deve propor medidas efetivas que combatam a poluição e o desmatamento, contribuindo para a queda dos índices do aquecimento do planeta Terra, oferecendo projetos de reestruturação do sistema de escoamento e de descarte de lixo. Além, dos próprios municípios proporem medidas socioeducativas nas escolas e em campanhas publicitárias, visando o consumo consciente da água. Assim auxiliando, para a solução do problema hídrico brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada