• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#80649
A filósofa Simone de Beauvoir disse: "o mais escandaloso dos escândalos é que nos adaptamos a eles". Em consonância a esse pensamento, há um eminente problema no Brasil relacionado ao consumo excessivo de plástico, porém, a nação verde-amarela ainda apresenta descaso frente ao assunto. Nesse viés, atuam fatores como a falha educacional e o consumo desenfreado, problemas que necessitam da atenção coletiva para serem contornados.

Em primeiro plano, cabe a análise da falta de conscientização das pessoas, as quais muitas vezes não têm ciência dos impactos ambientais gerados pelos seus próprios hábitos. Como afirmou Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo", e por isso, é preciso oferecer informação à sociedade brasileira, para que a mesma possa policiar e corrigir seus erros no consumo de plástico.

Da mesma forma, o consumismo se configura como uma ação negligente que deve ser revista. Segundo Zygmaunt Bauman, a contemporaneidade é marcada pela liquidez social, fenômeno que se reflete na busca exagerada por bens materiais supérfluos, rapidamente descartados na natureza. No entanto, o ciclo desses produtos não acaba quando são eliminados, mas continuam oferecendo malefícios ao planeta. Nesse cenário, o plástico se destaca como uma matéria-prima abundante e que pode ser considerada como "vilã" do meio ambiente.

Portanto, se faz urgente que o consumo plástico no Brasil seja reduzido. É dever do governo federal - órgão responsável pelo bem-estar do povo - promover campanhas de reciclagem em todo o território brasileiro, por meio de palestras públicas feitas por engenheiros ambientais, biólogos e outros profissionais da área, a fim de levar discernimento aos cidadãos e diminuir a utilização e o descarte incorreto do plástico. Dessa maneira, evitar-se-á a banalização desse escândalo, como descrito por Beauvoir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#80688
Olá @anaclaradll tudo bem ? Espero que sim, aqui está uns pontos sobre sua redação (na minha visão), um ótima redação por sinal, o que mais me incomodou é o tema ser sobre a redução da poluição do plástico e você não citar outros materiais para substituir o plástico em algumas empresas, materiais biodegradáveis.

Indução muito boa, não tenho nada a destacar.

Desenvolvimento ainda é um ponto fraco seu que pode ser melhorado
•Simplesmente não tem argumentação, você usou uma citação para argumentar, você primeiro argumenta depois do tópico frasal, explicando porque isso é um problema e depois usa uma citação
•Não teve conectivo depois do ponto. "Como afirmou" não é conectivo ficaria melhor assim, "Semelhante a isso, como afirmou Nelson Mandela".
•Novamente sem uma autoria nos 2 parágrafos

Conclusão completa muito boa
Conectivo✅
Contexto✅
Agente✅
Meio/modo✅
Ação✅
Remeter a citação✅
Conclusão✅

Não sei dá nota então pode fácilmente despresar ela, espero ter ajudado qualquer duvida ou objeção pode responder por aqui que eu olharei, parabéns só tem que se atentar ao que eu falei antes ❤
#80796
Leticia0123 escreveu:eu amei a expressão "nação verde-amarela", ficou muito original :D .
Ademais, adorei seu texto e seu português ta muito bom. Proposta de intervenção está excelente, contém os 5 elementos.
Obrigada pelas dicas, mas vc poderia deixar nota por favor?
#80849
anaclaradll escreveu:
Leticia0123 escreveu:eu amei a expressão "nação verde-amarela", ficou muito original :D .
Ademais, adorei seu texto e seu português ta muito bom. Proposta de intervenção está excelente, contém os 5 elementos.
Obrigada pelas dicas, mas vc poderia deixar nota por favor?
Deixei já 840

1-200
2-160
3-160
4-120
5-200

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Redação ENEM 2021

Na obra utopia do escritor inglês Thomas Mor[…]

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

A despeito de todo progresso científico e h[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM