• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#81283
Segundo Emile Durkheim, um filosofo francês, os fatos sociais podem ser normais, ou patológicos . Segundo sua linha de raciocínio, um ambiente patológico, em crise, corrompe toda harmonia social e dificulta o progresso coletivo.A ideia do filósofo, condiz com a realidade da nossa nação, já que o aumento do analfabetismo funcional é alarmante. Nesse viés, tal problemática é causada pela desigualdade social e falta de incentivo governamental.
Em primeiro lugar, é necessário retratar que o nível de alfabetização é preocupante . Nesse sentido ,o geógrafo Milton Santos, em seu texto "Cidadanias Multiladas" explica que a democracias é efetiva, quando possui direitos universais e inclui todo o corpo social. De maneira análoga a realidade, isso não acontece boa parte dos brasileiros não possui diploma de nível superior , pelo fato de sua renda dificultar um plano somente educacional,levando ao cenário de diversas jovens, principal população afetada , trabalhar mais cedo por sobrevivência.Observa se com isso que a desigualdade é um dos impacto para esse aumento.
Além disso,outro fator é a falta de incentivo do governo como percussor desse contratempo. O sociólogo polônes ,Zygmunt Bauman ,desenvolveu um conceito chamado "Instituição Zumbi" onde instituições , dentre elas, o Estado ,mantém sua forma ,porém perderam sua função social.Sob essa óptica é necessário exaltar a dificuldade ao estímulo da leitura ,sem a ajuda implantada na teoria,como implementação de projetos sociais em foco na alfabetização, levando o cenário de várias pessoas com dificuldade em interpretação de texto.
Portanto ,é necessário mitigar o analfabetismo funcional no Brasil.Para tanto, urge que ,o Estado junto com o Ministério da Educação, com o intuito de ajudar parte da sociedade inclusa nesse processo, crie cursos complementares em diversos horários ,com foco principal em interpretação de texto, através de profissionais capacitados, gerando um desenvolvimento educacional no Brasil .
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#81287
Como combater os maus tratos aos animais no Brasil
No que concerne aos maus-tratos aos animais, percebe-se que além de ser um assunto que aborda violência física do animal, também consiste no emocional do ser. A malvadez aos animais é algo que aborda tanto animais domésticos, quanto animais domesticados, silvestres e exóticos. Visto que a violência contra os animais são diversificadas.
Diante disso, as formas de maus tratos são, por exemplo, o abandono, o envenenamento, lugares que não possuem higienização adequada, participação de animais em espetáculos de circo (onde se tem a agressão física no treinamento, etc.), tráfico de animais, e muito mais outros tipos de crueldade. Pode ser citado o filme Rio, que aborda o tráfico de aves no Brasil.
A negligência aos animais de rua, no entanto abandonados, é um fato que ocorre com relevância. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Ibope com 2 mil internautas brasileiros aponta que 92% já presenciaram situações de maus-tratos contra animais, mas, somente 17% denunciaram as práticas. Outrossim, 67% dos internautas pesquisados afirmam já ter presenciado abandono de animais em suas respectivas cidades. Ou seja, a maioria dos que presenciam os maus tratos não denunciam o caso.
Dessa forma, é preciso que a sociedade seja mais informada sobre o assunto, através de cartazes em lugares públicos, de publicações na internet sobre o assunto; que denunciem caso vejam os maus tratos aos animais, através do 190, sendo que a denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988. Ademais, a intervenção do governo em se tratando da negligência aos animais, também é muitíssimo importante.
@EuDavila por favor corrija para mim?????
Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM