Em primeira análise, vale ressaltar a forte influência que os costumes sociais exercem nesse âmbito. Desde muito tempo, sabe-se que existe um mito a respeito da criação infantil, em que é necessário agredir a criança quando ela pratica alguma ação que desagrade os responsáveis. Esse mito, fortemente enraizado na sociedade hodierna, é um dos grandes responsáveis para o agravamento de abusos domésticos infantis, visto que há um pensamento de que os pequenos serão mais educados e obedientes se forem abusados fisicamente ao cometerem alguma ação errônea.
Consequentemente, tais atos contribuem para o aparecimento de problemas psicológicos na vítima. De acordo com o filósofo Platão, a associação entre saúde física e mental seria imprescindível para a manutenção da integridade humana. Dessa forma, elucida-se a importância de garantir uma estabilidade psicológica desde a infância, visto que, é a partir dela, que há a formação de indivíduos íntegros. Porém, o abuso infantil é uma problemática persistente na sociedade verde e amarela, o que favorece o desenvolvimento de adultos portadores de problemas psicológicos.
Diante dos argumentos supracitados, medidas devem ser tomadas para a solução desse impasse. Por isso, torna-se necessário que, o Estado e as Mídias, por meio de palestras em escolas, campanhas e posts nas redes sociais, alertem sobre os maus relacionados ao abuso doméstico infantil e as consequências que a persistência dele traz à criança e sua formação como pessoa. Além disso, deve-se influenciar as escolas a trazerem suporte e proteção aos alunos que supostamente sofrem algum tipo de agressão dos responsáveis, com o fito de reduzir os casos de abuso. Assim, espera-se-ia uma formação infantil adequada somada da manutenção da integridade humana premeditada por Platão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.