Entre os três meios de escoamento, as rodovias atendem maior grau de demanda. Por mais que as ferrovias e hidrovias apresentem certa vantagem, elas não percorrem grande parte do território nacional como as rodovias.
De acordo com dados da CONAB, os custos de escoamento no Brasil são, em média, quatro vezes maiores do que países como Argentina e Estados Unidos. E isso se deve à alta carga tributária e a falta de investimento no meio rodoviário. Com isso, nos deparamos com estradas perigosas, em estado precário, que colocam em risco não só toda uma safra como também a vida de diversos caminhoneiros.
Portanto, cabe ao poder executivo investir em novas ferrovias e hidrovias, por serem o meio mais seguro de transporte. E também diminuir a carga tributária e conceder espaço para investimento da iniciativa privada, que pode trazer um serviço de manutenção das estradas mais eficiente e torná-las mais seguras.
Por fim, vale ressaltar que a dificuldade de escoamento no Brasil encontra-se na falta de investimento no meio mais demandado de transporte: as rodovias. Se o altos impostos não retornam à população, a melhor alternativa é dar lugar à esfera privada e diminuir os impostos. E combinado a isso, investir nos outros dois meios de escoamento para que percorram maior parte do território nacional. Diminuindo o risco de acidentes e aumentando a qualidade e eficiência do transporte de produtos no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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