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A constituição Federal de 1988,documento mais importante do país,prevê em seu artigo 6°, o direito ao transporte como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverbado com ênfase na prática quando se observa o escoamento de produtos no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o escoamento de produtos. Nesse sentido, entende que a falta de investimento nas ferrovias e a dependência das rodovias, resultam em custos mais elevados e oscilações no mercado. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o transporte, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de estrutura para o escoamento da produção, como estradas ruins e portos absolutos, como o impulsionador do problema no Brasil. Segundo a confederação da agricultura e pecuária, 85% dos grãos produzidos no país, são transportados por rodovias. Diante de tal exposto, grande parte dos transportadores sofrem com precariedades das rodovias.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o governo, por intermédio de debates, desenvolva modos de investir nas vias de trânsito dos transportadores, a fim de que o país não tenha perda na competitividade e produção de tais produtos. Assim se consolidará uma maior produtividade, onde o país desempenha corretamente seu "contrato social".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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* A acrescente **** No início do texto.

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