• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#63647
Dados geográficos e mercadológicos apontam o Brasil como um dos maiores fornecedores de produtos, das mais diversas ramificações econômicas, em uma escala global. Infelizmente, o exposto fato não garante que o país não enfrente problemas logísticos durante a etapa de escoamento dos supracitados produtos, comprometendo promissores crescimentos de indicadores econômicos nacionais e a consolidação do mercado de exportação.
Em primeiro lugar, a falta de estrutura no tocante à logística de carregamento e transporte dos produtos brasileiros, é evidenciada em informações fornecidas pelo Ministério da Infraestrutura, que atestam que a maior parte da exportação de insumos (principalmente oriundos do agronegócio), ocorre por via terrestre, quando o ideal seria por meios fluviais, pois diminuiria-se assim o tempo de entrega e aumentaria-se a capacidade de exportação de mercadorias. A implementação ainda diminuiria eventuais prejuízos monetários causados por perecimento.
Por conseguinte, problemas ocorridos na logística de transporte, dificultam o escoamento de produtos originários do território nacional, o que prejudica o crescimento de variadas vertentes comerciais e a expansão econômica brasileira. Esses entraves, além de contribuírem para a queda de indicadores como PIB e PNB, indireramente, influenciam negativamente em critérios de IDH no Brasil, enfraquecendo conceitos da filosofia social adotada pelo governo.
Portanto, é mister que o Estado, valendo-se do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), amplie as já existentes e crie novas políticas de melhora na logística para o escoamento de produtos no Brasil, por meio de verbas destinadas para tal, para fins de otimização de transporte dos mesmos. Somente assim, será possível sanar problemas que impedem o pleno desenvolvimento da área e tornar as alternativas para a problemática tangíveis.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#64028
Correção de redação - ENEM
@felipeoli - ALTERNATIVAS PARA O ESCOAMENTO DE PRODUTOS NO BRASIL

A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
Ótimo! Muito bem!
Poderia ser melhor
Erro (desvio)
Adicionar
Confuso (não está claro)
Repetição
Desnecessário
Conectivos e operadores argumentativos
Repertório e/ou material sociocultural
Elementos da proposta

O Brasil, segundo dados geográficos e mercadológicos, é Dados geográficos e mercadológicos (Qual a fonte? Repertório não legitimado. Cuidado!) apontam o Brasil como um dos maiores fornecedores de produtos, das mais diversas ramificações econômicas, em uma escala global. (Substitua por "Entretanto"; "Em contrapartida";...) Infelizmente (não utilize a subjetividade em sua redação), o exposto fato não garante (Por quê?) que o país não enfrente problemas logísticos durante a etapa de escoamento dos supracitados produtos produtos supracitados, comprometendo promissores crescimentos de indicadores econômicos nacionais (A1 antecipado) e a consolidação do mercado de exportação (A2 antecipado).
➜ Introdução interessante. Porém, fique ligado em relação à necessidade de legitimar o repertório. Ademais, desenvolva melhor as suas ideias, a fim de criar uma conexão entre a sua tese e os pontos de defesa. Atente-se aos comentários! Ok?

[Substituir por "Nesse sentido"; "Nesse viés";...] Em primeiro lugar (operador de prioridade desconsiderado), (ausência de retomada do A1) a falta de estrutura no tocante à logística de carregamento e transporte dos produtos brasileiros, (retirar) é evidenciada em informações fornecidas pelo Ministério da Infraestrutura, que atestam que a maior parte da exportação de insumos (principalmente oriundos do agronegócio), ocorre por via terrestre, quando o ideal seria por meios fluviais, pois, assim, diminuiria-se diminuiria assim o tempo de entrega e aumentaria-se aumentaria a capacidade de exportação de mercadorias. (ausência de conectivo) A implementação ainda diminuiria eventuais prejuízos monetários causados por perecimento.
➜ Organize melhor as ideias! Use conectivos; atribua fluidez à sua construção. É evidente que você possui um conhecimento legal em relação ao conteúdo, porém a falta do domínio estrutural prejudica, imensamente, a produção da sua redação. Além disso, preocupe-se em retomar a problemática separadamente... ou seja, divida os períodos de acordo com as ideias que deseja desenvolver. Atente-se aos comentários! :!:

Por conseguinte, (ausência de retomada do A2) problemas ocorridos na logística de transporte, (retirar) dificultam o escoamento de produtos originários do território nacional, o que prejudica o crescimento de variadas vertentes comerciais e a expansão econômica brasileira. Esses entraves, além de contribuírem para a queda de indicadores como PIB e PNB (Qual a base?), indireramente indiretamente, influenciam negativamente (Contextualize...) (Como? Explique a sua visão...) em critérios de IDH no Brasil, enfraquecendo conceitos da filosofia social adotada pelo governo.
➜ Aqui vejo muitos argumentos soltos e sem organização. Atente-se a isso para validar os seus desenvolvidos, a fim de defender a sua tese inicial. Não não há repertório nesse parágrafo, o que prejudica o seu rendimento, afinal, também não existem ideias assertivamente conectadas.

Portanto, (ausência de retomada da problemática) é mister que o Estado (AGENTE), valendo-se do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), amplie (AÇÃO) as já existentes e crie (AÇÃO) novas políticas de melhora (Como elas seriam?) na logística para o escoamento de produtos no Brasil, por meio de (MEIO DA AÇÃO) verbas destinadas para tal, para fins de otimização (FINALIDADE) de transporte dos mesmos. Somente assim, será possível sanar problemas que impedem o pleno desenvolvimento da área e tornar as alternativas para a problemática tangíveis. (ausência de fechamento com a retomada de repertório)
➜ A proposta está incompleta. Não adianta pontuar a necessidade da criação de políticas e, em sequência, não explicar no que, de fato, consistiria tal elaboração. De todo modo, senti a falta de um detalhamento claro. Atente-se a isso! :!:

Nota :!:
C1 (160)
C2 (140)
C3 (160)
C4 (160)
C5 (140)

Material de estudo recomendado :idea:


Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

A constituição Federal de 1988,docum[…]

No Brasil, cerca de 14 (quatorze) milhões d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM