Em primeiro plano, a ausência de atitudes do Governo Federal sobre as transportações de mercadorias no país é um dos complicadores do problema. Segundo Rousseau, na obra "Contrato Social", cabe ao Estado viabilizar ações para garantir o certo ao país e ao coletivo. No entanto, nota-se, no Brasil, que o escoamento de produtos rompe com as ideias do filósofo iluminista. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno terceiro milênio a rota de mercadorias esteja desorganizada no território nacional.
Da mesma forma, a insuficiência de execução da administração do Governo Federal causa outros obstáculos, tendo em vista a inexistência no que se refere a amplitude de ferrovias e alto custo de frete dos itens exportados. Nessa lógica, conforme a visão política de Goethe sobre o Estado, este, para ter êxito, precisa de governantes corajosos. Assim, ressalva-se a importância de setores do agronegócio para que o cenário visto pelas distribuições de "commodities" no Brasil sejam alterados assertivamente.
Depreende-se, dessa forma, a urgência de ações interventivas com o fito de amenizar a questão. Para isso, o Ministério da Infraestrutura deve aplicar investimentos privados e públicos para a construção e ampliação de ferrovias, portos e aeroportos, por meio de apostas na participação da iniciativa privada, por intermédio do PPI, o Programa de Parcerias de Investimentos para ampliar a malha ferroviária e diminuir custos, uma vez que a logística de escoamento apresenta gargalos. Feito isso, o quadro será finalmente modificado positivamente.
@Angeltomaz
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada