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#54334
Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa as alternativas para o escoamento no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelas limitadas alternativas, seja pela sobrecarga das rodovias.

É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que as limitadas alternativas rompe essa harmonia, haja vista que podem ser exploradas outras vias.

Outrossim, destaca-se a sobrecarga das rodovias como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que poderiam ser exploradas outras vias como ferrovias e setor hidroviário para evitar a superlotação nas rodovias.

É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o Ministério de Transporte deve explorar outras vias promovendo a diminuição de carga nas rodovias. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#54429
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @wana

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável"
(w): observação
repetição

Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro (1). No entanto, quando se observa observam-se as alternativas (2) para o escoamento no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a. Essa (3) problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelas limitadas alternativas, seja pela sobrecarga das rodovias (4).
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema (5). Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade (6). De maneira análoga, é possível perceber que as limitadas alternativas rompem (7) essa harmonia, haja vista que podem deveriam ser exploradas outras vias. (8)
Outrossim, destaca-se a sobrecarga das rodovias como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade (9). Seguindo essa linha de pensamento (10), observa-se que poderiam ser exploradas outras vias, como ferrovias e setor hidroviário hidrovias, para evitar a superlotação nas rodovias.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor (11). Destarte (12), o Ministério de Transporte (agente) deve explorar outras vias (ação), promovendo a diminuição de carga nas rodovias (finalidade) (13). Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo (14).

Observações:
(1) Não recomendo que você use essa frase pronta. Para que um repertório conte pontos, é preciso que ele seja legitimado, o que não acontece nesse caso. O verbo "entende-se" torna a informação vaga e deixa o leitor sem saber de quem é esse entendimento. É de um filósofo? De um sociólogo? Não dá para saber, percebe?
Além disso, não ficou claro qual é a relação entre o pensamento citado e as ideias iluministas.
(2) Aqui há um problema de escolha vocabular. O problema é a falta de alternativas, e não a busca por alternativas. Imagine o seguinte: uma pessoa vai de carro para o trabalho todos os dias. Certo dia, ela resolve analisar outras formas de locomover-se. Isso é pensar em alternativas. É algo positivo, concorda?
(3) Houve uma justaposição de períodos, ou seja, você juntou duas frases que deveriam ser separadas por ponto final. Falha na estrutura sintática.
(4) Você antecipou os seus argumentos. Isso favorece o projeto de texto. Muito bem!
(5) Houve um problema de planejamento. Na introdução, você adiantou que o argumento central do seu D1 seria que há um carência de alternativas; seu tópico-frasal, em contrapartida, é sobre o aspecto legal. Lembre-se: na primeira frase dos seus parágrafos de desenvolvimento, você deve apresentar a ideia-núcleo.
(6) Repertório impertinente e improdutivo. Não há relação evidente entre ele e a sua argumentação.
(7) O verbo concorda com "alternativas".
(8) O ideal é que, além do tópico-frasal e da comprovação (repertório), haja duas frases: uma para aprofundar o raciocínio, outra para concluí-lo.
(9) Outro repertório sem conexão com a argumentação.
(10) Você não está seguindo essa linha de pensamento. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
(11) Frase genérica. Escreva algo específico sobre o tema.
(12) Evite utilizar dois operadores argumentativos de mesmo valor - conclusivo, nesse caso - de forma tão próxima.
(13) Proposta incompleta. Faltaram o meio e o detalhamento.
(14) Não introduza novos repertórios na conclusão; em vez disso, retome algum que já apareceu antes.

Notas:
C1 - 160
Justificativa: há poucos desvios e apenas uma falha na estrutura sintática.
C2 - 120
Justificativa: há dois repertórios legitimados, mas nenhum dos dois é pertinente nem produtivo.
C3 - 120
Justificativa: há alguns problemas na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 160
Justificativa: texto bem articulado, com poucas inadequações.
C5 - 120
Justificativa: proposta com somente três dos cinco elementos necessários.

Total - 680
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!

Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
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#54432
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Repertório sociocultural: repertorio-sociocultural-c2-t15074.html

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Exercícios sobre habilidades argumentativas: exercicios-sobre-habilidades-argumentat ... tml#p54436
Lógica da argumentação: logica-da-argumentacao-c3-t15124.html
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
Coerência (opcional): coerencia-c3-t15126.html

Competência 5
Proposta de intervenção: proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

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