Maior parte do escoamento é feito pelo transporte rodoviário, logo o qual gera altas despesas, possui terminais portuários distantes e baixa capacidade de armazenagem, além de passar pelas débeis estradas brasileiras, as quais possuem maior vulnerabilidade para perda de carga em comparação aos outros meios de transporte.
Por outro lado, a fragilidade dos armazéns, por conta de deficiências na infraestrutura, leva à desvalorização (até à perda) dos produtos. Bem como os Estados sem portos próprios ou pertos perdem, anualmente, parte de sua possível renda que seria realizada em condições ideais.
Por tudo apresentado, o Governo Federal deve criar uma lei para a ampliação das malhas ferroviárias, para que alternativas melhores, como hidrovias e ferrovias, sejam usadas no escoamento de mercadorias brasileiras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada