Por iamviitoria
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É de conhecimento de todos que o Brasil se caracteriza pela sua extensa área territorial, sendo classificado como o quinto maior país do mundo. O escoamento de produtos ocorre tanto interno quanto externamente nessa nação. Deste modo, é visível que o transporte de tais mercadorias tenha alguns empecilhos, principalmente quando há uma falta de investimento em tais locomoções.

O Brasil se apresenta principalmente pelo domínio do escoamento com áreas rodoviárias, ou seja, com caminhoneiros. A minoria é ferroviaria e aquaviária. Sendo assim, a consequência desse escoamento será a demora da entrega de produtos. Podemos notar a precariedade das rodovias, repletas de buracos e muitas vezes sem pavimentação, sem contar com os assaltos, o tráfego e o preço absurdo do diesel.

Temos como exemplo a greve dos caminhoneiros que ocorreu em 2018, incentivada pelo altíssimo preço do combustível. Os brasileiros se locomoviam para países vizinhos abastecer seus automóveis, os produtos se tornaram escassos pela falta do escoamento e dessa forma, o preço subia. Até mesmo instituições de ensino fecharam pelo fato de não haver transportes escolares.

Desta forma, é imprenscindível que haja mais investimento nesses meios de transporte, principalmente em ferrovias e hidrovias, assim o escoamento será mais rápido e terá um custo menor. Além disso, é necessário utilizar o dinheiro dos pedágios para melhorar as rodovias e construir mais pavimentações. Não estamos dando nenhuma esmola ao governo, é direito nosso obter estradas pavimentadas. E, não menos importante, aplicar os impostos no setor de segurança, assim, vivenciaremos uma sociedade melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Por Ashiley
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#39972
@iamviitoria

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Introdução
É de conhecimento de todos (Não generalize. Podem haver pessoas que não saibam!) que o Brasil se caracteriza pela sua extensa área territorial, sendo classificado como o quinto maior país do mundo. (Faltou um conectivo) O escoamento de produtos ocorre tanto interno quanto externamente nessa nação. Deste modo, é visível que o transporte de tais mercadorias tenha alguns empecilhos, principalmente quando há uma falta de investimento em tais locomoções.
Sua introdução está mal elaborada. Uma intro precisa conter repertório, problematização e tese... tudo está muito misturado. Use um repertório de início, depois diga que o tema é um problema e por último, cite as causas da problemática, mesmo não sendo obrigatório, porém é interessante.

Desenvolvimento 1
(Faltou um conectivo aqui) O Brasil se apresenta principalmente pelo domínio do escoamento com áreas rodoviárias, ou seja, com caminhoneiros. (Faltou um conectivo) A minoria é ferroviaria e aquaviária. Sendo assim, a consequência desse escoamento será a demora da entrega de produtos. Podemos (Seja impessoal. Não use primeira pessoa) notar a precariedade das rodovias, repletas de buracos e muitas vezes sem pavimentação, sem contar com os assaltos, o tráfego e o preço absurdo do diesel.
Seu tópico frasal não apresenta uma causa especificamente, é muito confuso, não há repertório praticamente e a microestrutura é muito desorganizada. Faça primeiro o tópico frasal, insira o repertório e argumente, de preferência cada etapa em um período diferente!

Desenvolvimento 2
(Faltou um conectivo) Temos (Seja impessoal) como exemplo a greve dos caminhoneiros que ocorreu em 2018, incentivada pelo altíssimo preço do combustível. (Faltou conectivo) Os brasileiros se locomoviam para países vizinhos abastecer seus automóveis, os produtos se tornaram escassos pela falta do escoamento e dessa forma, o preço subia. (Faltou um conectivo) Até mesmo instituições de ensino fecharam pelo fato de não haver transportes escolares.
Seu parágrafo é muito desorganizado. Não contém tópico frasal, o repertório é mal inserido e a argumentação é deficitária. Além disso, praticamente não usou conectivos e houve muitos truncamentos, ou seja, pontos onde deveriam haver vírgulas.

Conclusão
Desta forma, é imprenscindível que haja mais investimento nesses meios de transporte, principalmente em ferrovias e hidrovias, assim o escoamento será mais rápido e terá um custo menor (AÇÃO). Além disso, é necessário utilizar o dinheiro dos pedágios para melhorar as rodovias e construir mais pavimentações (AÇÃO). Não estamos (seja impessoal) dando nenhuma esmola ao governo, é direito nosso (seja impessoal) obter estradas pavimentadas. E, não menos importante, aplicar os impostos no setor de segurança, assim, vivenciaremos (Seja impessoal) uma sociedade melhor (AÇÃO + EFEITO/FINALIDADE).
Sua proposta de intervenção está incompleta. Possui apenas a ação e o efeito, mas o efeito é muito vago e mal elaborado. Logo 20 na C5! Lembre-se que são necessários cinco elementos: agente, ação, meio/modo, efeito/finalidade e detalhamento. Escreva todos eles na sua próxima redação, mas caso esteja em dúvida, leia redações 900+ e veja como os escritores fizeram.

É isso, melhore nesses quesitos que chamei atenção e use mais conectivos, mas principalmente, NÃO use primeira pessoa em textos modelo ENEM, pois você não deve se dirigir diretamente ao leitor. Continue escrevendo e bons estudos!
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