• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#68948
O romance autobiográfico "O Ateneu" - criado pelo escritor realista Raul Pompéia no século XIX - retrata uma civilização imperfeita, na qual a engrenagem social é altamente insegura e provida de conflitos e problemas. Tal situação não se restringe apenas à ficção, pois, no Brasil, a prática do bullying é um impasse ainda a ser combatido. Esse panorama lamentável ocorre não só em virtude da intolerância social, mas também as experiências vividas no âmbito contribuem para a formação desse cenário. Portanto, torna-se imprescindível a análise de alternativas para reverter esse quadro.
Nesse contexto, a prática dessa agressão vem de pessoas que não sabem respeitar as diferenças, uma vez que essa intimidação ocorre em virtude da população intolerante. Em 2013, na saída da aula, uma aluna de 12 anos foi agredida por cinco meninas enquanto era chamada de "gorda''. Partindo desse fato, é notório que a falta de habilidade para lidar com as diferenças pode se transformar em motivação para uma violência intencional e repetida. Logo, é perceptível que a intolerância é um grande mal na contemporaneidade.
Além disso, quem é alvo da violência sistemática na esfera familiar tende a refletir essa agressão através de suas ações no convívio com a sociedade. Essa situação é vista no filme "Raízes do Mal", dirigido por Mikael Hafstrom. A trama, dos anos 50, mostra Erick, um jovem agressivo que pratica bullying com todos ao seu redor, reflexo da violência que recebe do padrasto em casa. Dessa forma, torna-se ainda mais relevante a obrigação de combater essa prática tão habitual e imprudente no meio comunitário.
Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol da diminuição do bullying. O governo deve promover, mediante mídias influenciadoras, como Rede Globo, SBT e Record TV, campanhas a fim de conscientizar a população brasileira que essa prática é criminosa e repugnante. No entanto, é importante também uma conscientização nas escolas e uma intervenção das ONG's através da criação de instituições que promovam palestras sobre o assunto. Dessa forma, espera-se que os indivíduos tenham maior consciência em relação à prática dessa intimidação sistemática, diminuindo assim o problema social apresentado na obra "O Ateneu".

@vitoriaca, @cassiahso, @chihirukiki, @Ashiley corrijam minha redação, por favor. 😁
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#70033
🚀Olá! Espero que esteja bem!💖
👉🏽LEMBRANDO QUE NÃO SOU ESPECIALISTA EM REDAÇÃO.

✅CORRETO

❌ERRO/FALTA

📝ERRO DE PORTUGUÊS ( AINDA NÃO SOU MUITO BOA NESSA PARTE )

🧐OPINIÃO

😉DICA

✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾
✅REPERTÓRIO O romance autobiográfico "O Ateneu" - criado pelo escritor realista Raul Pompéia no século XIX - retrata uma civilização imperfeita, na qual a engrenagem social é altamente insegura e provida de conflitos e problemas. ✅LINK COM O TEMA Tal situação não se restringe apenas à ficção, pois, no Brasil, a prática do bullying é ✅TESE um impasse ainda ["AINDA É UM IMPASSE"]a ser combatido. 😍✅ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO Esse panorama lamentável ocorre não só em virtude da intolerância social, mas também as experiências vividas no âmbito contribuem para a formação desse cenário. 😉[NA INTRODUÇÃO NÃO É BOM PÔR "PORTANTO". ISSO PORQUE ESSE CONECTIVO É MAIS USADO NA CONCLUSÃO E ELE DÁ UMA IDEIA DE ACABAMENTO, CONCLUSÃO. EU SEI QUE FAZ SENTIDO PÔR AQUI, MAS NÃO FAZ ISSO, TROQUE POR OUTRO, COMO "ASSIM"]✅Portanto, torna-se imprescindível a análise de alternativas para reverter esse quadro.

🧐🤩EXCELENTE!

✍🏾✍🏾D.1✍🏾✍🏾
Já deixo uma dica😉: Quando citar um fato diga de onde o tirou e onde ocorreu, pois, do contrário, fica parecendo que você inventou. É que muitas vezes a notícia/relato/fato, que a gente usa na redação, ocorreu mais de uma vez.

✅TÓPICO FRASAL Nesse contexto, a prática dessa agressão vem de pessoas que não sabem respeitar as diferenças, uma vez que essa intimidação ocorre em virtude da população intolerante. [COLOQUE UM CONECTIVO. SUGIRO:"OUTRORA/ADEMAIS, UMA EVIDÊNCIA DISSO É O FATO DE... "] Em 2013, na saída da aula, uma aluna de 12 anos foi agredida por cinco meninas enquanto era chamada de "gorda''. ✅ARGUMENTAÇÃO Partindo desse fato, é notório que a falta de habilidade para lidar com as diferenças pode se transformar em motivação para uma violência intencional e repetida. ✅FINALIZAÇÃO Logo, é perceptível que a intolerância é um grande mal na contemporaneidade.

✍🏾✍🏾D2✍🏾✍🏾
✅TÓPICO FRASAL (ÓTIMO, HAHA, COMO EU SEMPRE DIGO:
NEM TUDO É CULPA DO GOVERNO) Além disso, quem é alvo da violência sistemática na esfera familiar tende a refletir essa agressão através de suas ações no convívio com a sociedade.✅REPERTÓRIO Essa situação é vista no filme "Raízes do Mal", dirigido por Mikael Hafstrom. A trama, dos anos 50, mostra Erick, um jovem agressivo que pratica bullying com todos ao seu redor, reflexo da violência que recebe do padrasto em casa. ❌ARGUMENTAÇÃO (OXE, COMPARE COM A REALIDADE/ ARGUMENTE.) ✅FINALIZAÇÃO Dessa forma, torna-se ainda mais relevante a obrigação de combater essa prática tão habitual e imprudente no meio comunitário.

🧐MUITO BEEEEM! SÓ QUE VOCÊ TEM QUE CONECTAR O REPERTÓRIO COM O ARGUMENTO PARA TORNÁ-LO PRODUTIVO.

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO ✍🏾✍🏾
✅👉🏽Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol da diminuição do bullying. ✅AGENTE 👉🏽O governo ✅ACAO 👉🏽deve promover [CAMPANHAS], ✅MEIO👉🏽 mediante mídias influenciadoras, ✅DETALHAMENTO👉🏽 como Rede Globo, SBT e Record TV, ❌campanhas ❌[,] a fim de conscientizar a população brasileira [CRITICANDO]❌que❌essa [PRÁTICA]❌ é ❌criminosa e repugnante. [OUTROSSIM]No entanto[NO ENTANTO DÁ IDEIA DE CONTRADIÇÃO], é importante também uma conscientização nas escolas e uma intervenção ✅AGENTE👉🏽 das ONG's [,]✅MEIO 👉🏽através da criação de instituições que ✅AÇÃO 👉🏽promovam palestras sobre o assunto.✅ Dessa forma, espera-se que os indivíduos tenham maior consciência em relação à prática dessa intimidação sistemática, diminuindo assim o problema social apresentado na obra "O Ateneu".

🧐😉VOCÊ APRESENTOH DUAS PROPOSTAS QUASE COMPLETAS E ISSO NÃO É LEGAL. É PRECISO FAZER UMA COMPLETA. NA VERDADE, UMA COMPLETA E OUTRA PELA METADE JÁ ESTÁ ÓTIMO.


😊😊😊MUITO BEM! CREIO QUE SE VOCÊ SE ATENTAR A ESSES DETALHES , ESTUDAR VÍRGULA E CONECTIVOS, IRÁ SE DAR MUITO BEM NO ENEM!

💖💖🚀🚀SUCESSO!💖💖🚀🚀
#70252
Gi69 escreveu:🚀Olá! Espero que esteja bem!💖
👉🏽LEMBRANDO QUE NÃO SOU ESPECIALISTA EM REDAÇÃO.

✅CORRETO

❌ERRO/FALTA

📝ERRO DE PORTUGUÊS ( AINDA NÃO SOU MUITO BOA NESSA PARTE )

🧐OPINIÃO

😉DICA

✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾
✅REPERTÓRIO O romance autobiográfico "O Ateneu" - criado pelo escritor realista Raul Pompéia no século XIX - retrata uma civilização imperfeita, na qual a engrenagem social é altamente insegura e provida de conflitos e problemas. ✅LINK COM O TEMA Tal situação não se restringe apenas à ficção, pois, no Brasil, a prática do bullying é ✅TESE um impasse ainda ["AINDA É UM IMPASSE"]a ser combatido. 😍✅ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO Esse panorama lamentável ocorre não só em virtude da intolerância social, mas também as experiências vividas no âmbito contribuem para a formação desse cenário. 😉[NA INTRODUÇÃO NÃO É BOM PÔR "PORTANTO". ISSO PORQUE ESSE CONECTIVO É MAIS USADO NA CONCLUSÃO E ELE DÁ UMA IDEIA DE ACABAMENTO, CONCLUSÃO. EU SEI QUE FAZ SENTIDO PÔR AQUI, MAS NÃO FAZ ISSO, TROQUE POR OUTRO, COMO "ASSIM"]✅Portanto, torna-se imprescindível a análise de alternativas para reverter esse quadro.

🧐🤩EXCELENTE!

✍🏾✍🏾D.1✍🏾✍🏾
Já deixo uma dica😉: Quando citar um fato diga de onde o tirou e onde ocorreu, pois, do contrário, fica parecendo que você inventou. É que muitas vezes a notícia/relato/fato, que a gente usa na redação, ocorreu mais de uma vez.

✅TÓPICO FRASAL Nesse contexto, a prática dessa agressão vem de pessoas que não sabem respeitar as diferenças, uma vez que essa intimidação ocorre em virtude da população intolerante. [COLOQUE UM CONECTIVO. SUGIRO:"OUTRORA/ADEMAIS, UMA EVIDÊNCIA DISSO É O FATO DE... "] Em 2013, na saída da aula, uma aluna de 12 anos foi agredida por cinco meninas enquanto era chamada de "gorda''. ✅ARGUMENTAÇÃO Partindo desse fato, é notório que a falta de habilidade para lidar com as diferenças pode se transformar em motivação para uma violência intencional e repetida. ✅FINALIZAÇÃO Logo, é perceptível que a intolerância é um grande mal na contemporaneidade.

✍🏾✍🏾D2✍🏾✍🏾
✅TÓPICO FRASAL (ÓTIMO, HAHA, COMO EU SEMPRE DIGO:
NEM TUDO É CULPA DO GOVERNO) Além disso, quem é alvo da violência sistemática na esfera familiar tende a refletir essa agressão através de suas ações no convívio com a sociedade.✅REPERTÓRIO Essa situação é vista no filme "Raízes do Mal", dirigido por Mikael Hafstrom. A trama, dos anos 50, mostra Erick, um jovem agressivo que pratica bullying com todos ao seu redor, reflexo da violência que recebe do padrasto em casa. ❌ARGUMENTAÇÃO (OXE, COMPARE COM A REALIDADE/ ARGUMENTE.) ✅FINALIZAÇÃO Dessa forma, torna-se ainda mais relevante a obrigação de combater essa prática tão habitual e imprudente no meio comunitário.

🧐MUITO BEEEEM! SÓ QUE VOCÊ TEM QUE CONECTAR O REPERTÓRIO COM O ARGUMENTO PARA TORNÁ-LO PRODUTIVO.

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO ✍🏾✍🏾
✅👉🏽Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol da diminuição do bullying. ✅AGENTE 👉🏽O governo ✅ACAO 👉🏽deve promover [CAMPANHAS], ✅MEIO👉🏽 mediante mídias influenciadoras, ✅DETALHAMENTO👉🏽 como Rede Globo, SBT e Record TV, ❌campanhas ❌[,] a fim de conscientizar a população brasileira [CRITICANDO]❌que❌essa [PRÁTICA]❌ é ❌criminosa e repugnante. [OUTROSSIM]No entanto[NO ENTANTO DÁ IDEIA DE CONTRADIÇÃO], é importante também uma conscientização nas escolas e uma intervenção ✅AGENTE👉🏽 das ONG's [,]✅MEIO 👉🏽através da criação de instituições que ✅AÇÃO 👉🏽promovam palestras sobre o assunto.✅ Dessa forma, espera-se que os indivíduos tenham maior consciência em relação à prática dessa intimidação sistemática, diminuindo assim o problema social apresentado na obra "O Ateneu".

🧐😉VOCÊ APRESENTOH DUAS PROPOSTAS QUASE COMPLETAS E ISSO NÃO É LEGAL. É PRECISO FAZER UMA COMPLETA. NA VERDADE, UMA COMPLETA E OUTRA PELA METADE JÁ ESTÁ ÓTIMO.


😊😊😊MUITO BEM! CREIO QUE SE VOCÊ SE ATENTAR A ESSES DETALHES , ESTUDAR VÍRGULA E CONECTIVOS, IRÁ SE DAR MUITO BEM NO ENEM!

💖💖🚀🚀SUCESSO!💖💖🚀🚀
Muito obrigado, @Gi69. Vou colocar tudo em prática, essa é a minha 2° redação estilo Enem, acredito que estou no caminho certo. Quero melhorar a cada dia, e você me ajudou muito com as suas observações. Obrigado!🤩 Vamos se dedicar, porque o 1000 vem!

Oi. Ainda hoje eu tento corrigir sua redaç&[…]

Spayke , Oi bom dia, eu como só sou um es[…]

oi gente, bom dia esperam que estejam bem quando t[…]

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM