Em primeira análise, o Estado não cumpre o proposto na constituição. No Estado Novo, Getúlio Vargas sanciona a lei que tem como dever a proteção histórico e cultural, que é válida até os dias atuais. Entretanto, a prática é ineficaz, já que está aberto a possibilidade de vandalismo nos locais por ausência ou pouca vigilância até mesmo medidas de reforma que demandam vários processos burocráticos que resultam no processo lento da aprovação deste. Sendo assim, isso resulta em desinteresse generalizado da importância dos locais que precisam ser conservados.
Outrossim, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) não possui autonomia monetária das reformas. Nessa perspectiva, segundo o "G1", o Órgão (IPHAN) lançou uma campanha para conscientizar a importância da manutenção da "Praça dos Três Poderes". Dessa maneira, é notório o desserviço governamental, o que no fim não se conscientizam e essas zonas se tornam irrelevantes da prática de turismo. Assim, essas áreas só tendem a serem totalmente degradadas, depois demolidas e construída outra residência com outro propósito.
Dessarte, é imprescindível o melhoramento do hodierno praticado, pois são ineficientes em alguns aspectos já citados. Então, o Ministério do Turismo, junto com o Ministério da Segurança Pública devem sancionar a lei cujo objetivo é a vigilância integral das residências e áreas culturais-históricas. O meio será fornecido por seguranças terceirizados—empresa privada—, a fim de qualificar a proteção dessas áreas dos infratores que intencionalmente picham os locais, furtam e destroem o que é possível. Com essa intervenção, os problemas associados a conservação serão eliminados, assim, as estruturas históricas não se tornarão apenas recordações escritas e imagens como as sete maravilhas do mundo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.