No cenário atual, é comum apontar estabelecimentos que fazem uma troca de homens para as máquinas, como exemplo da máquina de café. Isso ocorre pois, as mesmas apresentam uma técnica de trabalho imediato, fazendo com que empresas rejeitem o antigo modo de trabalho. Segundo o pensamento de Foucault, a sociedade só considera o homem útil quando está produzindo. Desse modo, é notório o desprezo que muitas empresas têm seus funcionários contribuindo para essa mudança em massa.
Em segundo plano, é perceptível como o mercado de trabalho está cada vez mais rígido, sendo necessário apresentar diplomas para ingressar em empresas. Segundo o sociólogo Arthur Lewis, "A Educação não é despesa, é investimento.", deixando claro que, enquanto educação não for uma das prioridades, maiores serão os números do desemprego.
Em suma, fica evidente a necessidade de encontrar uma medida para minimizar este problema. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, responsável por zelar a educação do país, disponibilizar mais vagas para cursos de graduação e profissionalizantes. Além disso, cabe ao Ministério do Trabalho, responsável por orientar trabalhadores, criar leis para impor que 65% dos operários nas empresas, sejam de fato, humanos. Tal ação deverá ser feita por pesquisas, -que serão realizadas através da coleta de dados-, a fim de garantir que as leis sejam cumpridas. Dessa maneira, teremos menos personagens como Carlos Eduardo sofrendo com o desemprego no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.