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Por Loloy
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#76271
No filme “Whiplash: Em Busca da Perfeição”, é contada a história de um aspirante à baterista que sofre assédios psicoemocionais pelo seu professor, levando-o a se machucar nos treinamentos por praticar durante horas seguidas. Fora da ficção, o assédio moral acontece, dentre diversas formas, no ambiente de trabalho através de comportamentos abusivos. Assim, vale analisar os principais aspectos dessa problemática a fim de se combatê-la: a ausência de empatia por parte dos indivíduos que praticam assédio e o uso da autoridade com o intuito de abusar contra a dignidade psicoemocional do empregado.

  Em primeiro lugar, o exercício da alteridade é um fator primordial para se entender esse panorama. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem deve agir somente após concluir que a sua ação beneficia a si e aos outros. Nessa perspectiva, ao praticar abusos no ambiente de trabalho, a pessoa não se coloca no lugar do outro e, assim, compromete a integridade psicológica e emocional do próximo, causando-lhe danos à saúde mental que podem ser irreversíveis. Dessa forma, esses funcionários deixam de produzir o necessário para a empresa e, consequentemente, podem ser demitidos.

Outro ponto, deve-se ressaltar o autoritarismo de parte dos superiores hierárquicos em uma empresa. Segundo o filósofo Theodor Adorno, indivíduos autoritários tendem a serem hostis, gratuitamente, contra outras pessoas. Nesse contexto, um chefe ou um funcionário que assediam moralmente seus colegas de trabalho, estão praticando ações que hostilizam esses funcionários sem nenhuma intenção aparente. Desse modo, o debate da sociedade sobre medidas que visam mitigar esses comportamentos autoritaristas é, pois, medida que se impõe.

  Portanto, o combate ao assédio moral nas empresas é um dever de toda a sociedade. Para tanto, as empresas devem instituir, por meio do seu RH, psicólogos especializados no debate sobre empatia ao próximo com o objetivo de desenvolver, nos detratores, a alteridade. Além disso, a criação de normas e leis específicas no ambiente corporativo que visa a punição de funcionários, independente de seu grau hierárquico contribuirá para a diminuição de indivíduos autoritários nas empresas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por anasilva1
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#76690
Olá @Loloy. Peço desculpas pela demora, pois tenho muitas redações acumuladas :( . Aqui está minha correção.

No filme [1]“Whiplash: Em Busca da Perfeição”, é contada a história de um aspirante à baterista que sofre assédios psicoemocionais [2]pelo seu professor, levando-o a se machucar nos treinamentos [2]por praticar durante horas seguidas. Fora da ficção, o assédio moral acontece, dentre diversas formas, no ambiente de trabalho através de comportamentos abusivos. Assim, vale analisar os principais aspectos dessa problemática a fim de se combatê-la: a ausência de empatia por parte dos indivíduos que praticam assédio e o uso da autoridade com o intuito de abusar contra a dignidade psicoemocional do empregado.

[1] - Especifique a origem do filme
[2] – Substitua: “pelo”“de”
[2] – Substitua: “por”“ao”

❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura adequada para redação ENEM


Em primeiro lugar, o exercício da alteridade é um fator primordial para [3]se entender esse panorama. Segundo o filósofo [1]Immanuel Kant, o homem deve agir somente após concluir que a sua ação beneficia a si e aos outros. Nessa perspectiva, ao praticar abusos no ambiente de trabalho, a pessoa não se coloca no lugar do outro e, assim, compromete a integridade psicológica e emocional do próximo, causando-lhe danos à saúde mental que podem ser irreversíveis. Dessa forma, esses funcionários deixam de produzir o necessário para a empresa e, consequentemente, podem ser demitidos.

[3] – Remova esse termo
[1] – Sempre especifique o filósofo/sociólogo, adicionando, por exemplo, sua nacionalidade ou a corrente filosófica a qual ele pertence.
Estrutura adequada para redação ENEM


Outro ponto, deve-se ressaltar o autoritarismo de parte dos superiores hierárquicos em uma empresa. Segundo o filósofo [1]Theodor Adorno, indivíduos autoritários tendem a serem hostis, gratuitamente, contra outras pessoas. Nesse contexto, um chefe ou um funcionário que assediam moralmente seus colegas de trabalho, estão praticando ações que hostilizam esses funcionários sem nenhuma intenção aparente. Desse modo, o debate da sociedade sobre medidas que visam mitigar esses comportamentos autoritaristas é, pois, medida que se impõe.

➤ Não é algo obrigatório, mas é sempre válido escrever um parágrafo de desenvolvimento com uma alusão filosófica/filme/série e outro parágrafo com uma dado estatístico, para tornar seu texto mais variado.
Estrutura adequada para redação ENEM


Portanto, o combate ao assédio moral nas empresas é um dever de toda a sociedade. Para tanto, as empresas devem instituir, por meio do seu [1]RH, psicólogos especializados no debate sobre empatia ao próximo com o objetivo de desenvolver, nos detratores, a alteridade. Além disso, a criação de normas e leis específicas no ambiente corporativo que visa a punição de funcionários, independente de seu grau hierárquico[4] contribuirá para a diminuição de indivíduos autoritários nas empresas.

[1] - Evite usar esse tipo de abreviação no texto. Mesmo que sejam conhecidas, escreva o nome por extenso
[4] - Falta de vírgula

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente:
Ação:
Meio/modo:
Finalidade:
Detalhamento:
Estrutura inadequada para redação ENEM
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Por Loloy
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#76701
Obrigado, @anasilva1 !Vou considerar cada ponto que você avaliou.
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