• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Analuisa27
#65132
A teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin, mostra que os seres mais bem adaptados ao ambiente natural sobrevivem. Porém, com avanços da ciência essa tese pode ser alterada, pois, os laboratórios modificam organismo com técnicas do DNA recombinante - clivando fragmentos de Dna bacteriano e fungicida a fim de produzir herbicidas naturais para a proteção de plantas contra pragas. Dessa forma, o consumo de transgênicos no Brasil tornou-se uma ameaça a população brasileira devido ao preconceito populacional e negligência estatal acerca do tema.
A princípio, a falta de informação da sociedade é um catalisador do problema. De fato, a tecnologia e os meios de comunicação são responsáveis pela rápida disseminação de informações, mas isso não significa que os cidadãos se encontram conscientes sobre as pautas sociais. Dessa maneira, mesmo que pesquisas como o Instituto de Defesa do Consumidor mostrem que 89% da soja, 76% do milho e 50% do algodão plantados tiveram seus genes modificados, podendo causar alergias e resistir a antibióticos, raízes da intolerância ainda permeia. Nesse viés, pode-se ver o descontrole causado pelo uso de transgênicos, evidenciado no pensamento de Arthur Schopenhaus, filósofo, “o maior erro que um homem comete é sacrificar a saúde por qualquer outra vantagem”.
Ademais, é indubitável que a questão governamental esteja entre as causas da problemática. Decerto, o Brasil é o segundo maior produtor de Organismo Geneticamente Modificado (OGM), a qual corresponde 45,3 bilhões na economia, conforme o Conselho de Informação sobre Biotecnologia (CIB). Sobre essa ótica, os quantitativos apresentados levam ao descuido dos setores públicos com a saúde social, por ideal capitalista. Nessa perspectiva, o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma teoria da justiça”, um governo ético é aquele que disponibiliza todas as condições possíveis para o bem-estar e acesso à vida digna do corpo social. Visto que, o Estado brasileiro não corresponde essa ética proposta pelo pensador inglês, por ficar inerte ao empecilho.
Em suma, fica exposta à necessidade de medidas para mitigar o consumo de transgênicos no Brasil. Destarte, o Ministério de Educação, como instância máxima da administração educacional, deve aplicar nas instituições de ensino (palestras, cafés literários), ministrados por biólogos e nutricionistas, por meio de discussões sobre o uso discriminado de OGM a fim de desprender falsas ideias e viver melhor. Além disso, o Ministério da Agricultura deve fiscalizar e implantar políticas sustentáveis, através de investimento em informação sobre adubos naturais e alimentos orgânicos para diminuir a má qualidade dos alimentos. Assim, garantirá o ideal de John Rawls.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Vamos ficar atentos

Assim como a tecnologia está entre nó[…]

A Constituição Federal de 1988 prev&[…]

Pra que título?

Deivid16 , vitoriaca visita também outra[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM