Em primeira análise, vale destacar o documentário, “muito além do peso”, que mostra, sobretudo o consumo ruim das crianças, tendo doenças como, obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol, ainda na infância. Fora da ficção, percebe-se que, que o costume de comer alimentos industrializados é um dos principais problemas que colabora para essa problemática. Desse modo, os cidadãos sofrem com as consequências dos péssimos consumos alimentares.
Ademais, vale ressaltar o documentário, “ what the health “, em que realiza críticas as grandes empresas alimentícias que escondem dos consumidores, os riscos do consumo de seus produtos. Nesse viés, o desconhecimento dos malefícios do consumo de doces, embutidos, e salgados, contribui para que essa rotina permaneça entre a população. Sendo assim, é preciso tomar atitudes a fim de que a refeição saudável seja uma realidade brasileira.
Verifica-se, então, a necessidade de democratizar o alimento benéfico a coletividade. Para isso, faz-se imprescindível, que o Ministério da Educação, mediante a inclusão da educação nutricional na grade curricular, possa direcionar os estudantes a escolher os melhores alimentos para consumir, com o objetivo de levar esse bom hábito a toda nação . Paralelamente, precisa-se que a mídia, responsável pela promoção de informação, por meio de campanhas educativas na TV, informe a humanidade os efeitos do consumo de comida processada, com a finalidade de garantir que o indivíduo tenha uma escolha consciente do que se alimenta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.