• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Platinado
#83424
No que se refere à alimentação irregular e obesidade no Brasil, é possível afirmar que o país encontra grandes dificuldades para combater esse mal. Diante disso, é fundamental entender que não só o consumo excessivo de alimentos gordurosos, assim como o elevado número de doenças causadas por esse costume fazem parte dessa lamentável realidade.
Primeiramente, é notório que o excesso exacerbado de alimentos gordurosos interfere negativamente na sociedade brasileira. Nesse ângulo, estudos realizados pelos estudantes de medicina da Universidade Federal do Pará mostram que o excesso de gordura trans no sangue é um dos principais responsáveis pela reincidência de doenças cardiovasculares em grande parte dos brasileiros. Assim sendo, é imperioso destacar que esse cenário é um fator lamentável na comunidade contemporânea.
Outrossim, é válido salientar que tais doenças prejudicam diretamente o modo de vida dos indivíduos, já que essa realidade não tem sido combatida como deveria. Nesse viés, há de se considerar que a influência negativa da gordura no sangue, provocada pela obesidade, gera graves problemas cardiovasculares, insônia e até a morte. Logo, é necessário mudança de hábitos alimentares na vida dos brasileiros.
Em conformidade com essa retórica, urge que certas ações são essenciais para mitigar o problema. Assim, o Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, devem promover comerciais alimentares educativos nos principais meios midiáticos para conscientizar a população a manter uma dieta saudável e essencial para o seu bem-estar. Ademais, cada indivíduo tem que educar-se e, também, aos seus filhos na evolução desse enfrentamento, com ações corriqueiras de mudança de hábitos alimentares. Destarte, a problemática em questão deixará de ser uma triste realidade na vida dos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Nos dias atuais pelo menos no Brasil, o háb[…]

Segundo dados estatísticos do IBGE, idosos […]

Evasão escolar

Olá! Li sua redação e ela f[…]

Redação- invisibilidade e registro c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM