Em primeiro lugar, é importante ressaltar que estas indústrias são os maiores responsáveis por esse empecilho. Isto é, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) feita em 2019, 96 milhões de pessoas no Brasil, em torno de 60% da população adulta, alegaram estar acima do peso. Contextualizando, as propagandas feitas pelas companhias de alimentos industrializados potencializam a compra e consumo destes, ou seja, gerando lucro para as empresas, porém, ao mesmo tempo, deteriorando a saúde pública. Logo, vê-se a ganância de tais indústrias e como elas afetam o seu público, no caso, em sua maioria, a sociedade jovem na finalidade de arrecadar capital para suas respectivas empresas.
Em segundo lugar, observa-se o óbice na irrisória educação alimentar da nação e as nefastas ao organismo. O filósofo Sócrates dizia –“Não vivemos para comer, mas comemos para viver”, citando a importância da alimentação equilibrada. Em contradição, vemos que o corpo social não segue desses pensamentos, percebe-se uma rotina frequente com alimentos industrializados, tal consumo provocado pela falta de renda ou tempo, como única saída para a fome. Por consequência, se cria o mal habito de consumir alimentos de fácil digestão, excluindo as fibras e proteínas de uma refeição adequada, provocando futuros inconvenientes como a obesidade, hipertensão e diabetes que irão, a prazo, afetar a saúde da população brasileira. Indubitavelmente, ressalta-se a importância de uma intervenção do Estado sobre tais questões.
Assim, o estorvo atual se torna de interesse público e deve ser solucionado urgentemente. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde, órgão responsável pela saúde da nação, junto com o Ministério da Educação, promover ações para a correta educação alimentar por meio de órgãos públicos e privados para que haja uma disseminação mais rápida da informação, ocasionando em uma melhora na saúde e educação alimentar da população. Em suma, poderemos assim diminuir o índice de obesidade no Brasil e conseguirmos absolver do país este contratempo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.