• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#80267
No que se refere à alimentação irregular e obesidade no Brasil, é possível afirmar que o país encontra grandes dificuldades para combater esse mal. Diante disso, é fundamental entender que não só o consumo excessivo de alimentos gordurosos, assim como o elevado número de doenças causadas por esse costume fazem parte dessa lamentável realidade.
Primeiramente, é notório que o excesso exacerbado de alimentos gordurosos interfere negativamente na sociedade brasileira. Nesse ângulo, estudos realizados pelos estudantes de medicina da Universidade Federal do Pará mostram que o excesso de gordura trans no sangue é um dos principais responsáveis pela reincidência de doenças cardiovasculares em grande parte dos brasileiros. Assim sendo, é imperioso destacar que esse cenário é um fator lamentável na comunidade contemporânea.
Outrossim, é válido salientar que tais doenças prejudicam diretamente o modo de vida dos indivíduos, já que essa realidade não tem sido combatida como deveria. Nesse viés, há de se considerar que a influência negativa da gordura no sangue, provocada pela obesidade, gera graves problemas cardiovasculares, insônia e até a morte. Logo, é necessário mudança de hábitos alimentares na vida dos brasileiros.
Em conformidade com essa retórica, urge que certas ações são essenciais para mitigar o problema. Assim, o Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, devem promover comerciais alimentares educativos nos principais meios midiáticos para conscientizar a população a manter uma dieta saudável e essencial para o seu bem-estar. Ademais, cada indivíduo tem que educar-se e, também, aos seus filhos na evolução desse enfrentamento, com ações corriqueiras de mudança de hábitos alimentares. Destarte, a problemática em questão deixará de ser uma triste realidade na vida dos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 189

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 177

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 177

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 183

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#80823
Embora não seja obrigatório, mas o uso de um repertório sociocultural demonstra um planejamento melhor e uma habilidade que você tem de utilizar outras áreas do saber para argumentar.
Achei a sua argumentação fraca e o texto muito expositivo, não vejo a sua argumentação, apenas dados e noticia.
Não é recomendável que utilize Estado, em parceria com algum órgão, isso não vai contar como detalhamento, vá direto ao assunto e coloque o Ministério da Saúde.
A sua apresentação do texto ficou um pouco rasa, já que não tem uma estratégia de abertura, explique um pouco mais sobre o tema.
A banca do enem exige dois desenvolvimentos diferentes, ou seja, que trate de dois problemas do tema diferente. Poderia ter falado sobre os problemas cardíacos e sobre propagandas que incentiva ao consumo de irregular de alimentos.
O seu segundo desenvolvimento poderia ter sido resumido e colocado como sua opinião no argumento um.
A sua conclusão só tem o agente, a finalidade e o modo/ meio. Utilize o conectivo " por meio" para explicitar como a ação vai ser feita

Competência 1
Competência 2
Competência 3
Competência 4
Competência 5

No que refere-se à alimentação irregular e à obesidade no Brasil, é possível afirmar que o país encontra grandes dificuldades para combater esse mal. Diante disso, é fundamental entender que não só o consumo excessivo de alimentos gordurosos, assim como o elevado número de doenças causadas por esse costume fazem parte dessa lamentável realidade.

Primeiramente (Tente utilizar outro conectivo, que não seja em primeiro plano, primordialmente, esses estão sendo mal visto pela banca), é notório que o excesso exacerbado de alimentos gordurosos interfere negativamente na sociedade brasileira. Nesse ângulo, estudos realizados pelos estudantes de medicina da Universidade Federal do Pará mostram que o excesso de gordura trans no sangue é um dos principais responsáveis pela reincidência de doenças cardiovasculares em grande parte dos brasileiros. (agora que você explicou com dados o seu argumento, faça ele se tronar produtivo, conte as causas e consequências, ou apenas um deles, para dá uma maior validade ao seu argumento.) Assim sendo, é imperioso destacar que esse cenário é um fator lamentável na comunidade contemporânea.
Outrossim, é válido salientar que tais doenças prejudicam diretamente o modo de vida dos indivíduos, já que essa realidade não tem sido combatida como deveria. Nesse viés, há de se considerar que a influência negativa da gordura no sangue, provocada pela obesidade, gera graves problemas cardiovasculares, insônia e até a morte. Logo, é necessário mudança de hábitos alimentares na vida dos brasileiros.
Em conformidade com essa retórica, urge que certas ações são essenciais para mitigar o problema. Assim, o Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, devem promover comerciais alimentares educativos -nos principais meios midiáticos, para conscientizar a população a manter uma dieta saudável e essencial para o seu bem-estar. Ademais, cada indivíduo tem que educar-se e, também, aos seus filhos na evolução desse enfrentamento, com ações corriqueiras de mudança de hábitos alimentares. Destarte, a problemática em questão deixará de ser uma triste realidade na vida dos brasileiros.


Espero ter ajudado. Caso tenha algum erro, me avise, por favor! Em breve escreverei uma redação com esse tema e deixarei o link aqui para quem tiver vontade de corrigir.
#81103
Bom dia, @sarah41 ,

...No que refere-se à alimentação irregular e à obesidade no Brasil,... (Não se usa ênclise quando se tem algo q atrai o pronome "se". Nesse caso, o "que" é atrativo.
E em relação ao "à", deve ser obrigatoriamente craseado, pois a regência exige crase. Quem se refere, refere-se a algo ou alguma coisa...
Vide normas gramaticais.

Excelente redação amigo.

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM