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#60383
Promulgada pela ONU em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos o direito à saúde e ao bem-estar social. Conquanto, a alimentação irregular e o número crescente de obesos no Brasil impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal, na prática.

A "priori", nos últimos 10 anos a fome absteve-se de suas vítimas por intermédio do consumo de alimentos processados em escala colossal, "deficit" de atividades físicas e tempo prolongado no celular. Compilando tais fatores, temos como resultado cerca de 2,8 milhões de obesos mortos por ano, segundo o fórum econômico mundial. Diante do exposto, é certo afirmar que a vivência sedentária, o abuso de "fast food" e bem como a metamorfose da serotonina em melatonina, durante o sono, que tem seu ciclo interrompido pelo estresse corporal devido ao alto nível de gordura, consequentemente gerou um efeito nefasto ao físico do povo brasileiro.

Faz-se "mister", ainda, salientar o uso excessivo de tecnologia, porquanto tornando-se também um agente catalisante desse efeito, de acordo com o ministério da saúde, "comer entre amigos e família faz o indivíduo prestar atenção no alimento". Diante de tal contexto, promovendo a saciedade ao corpo mediante a alimentação atenciosa, sem qualquer empecilho tecnológico.

Infere-se, portanto, que há entraves para garantir uma solidificação nutricional que vise uma alimentação melhor. Dessa maneira, urge que o ministério da saúde disponha de um programa de acompanhamento nutricional gratuito pelo SUS, priorizando atendimento a adultos e jovens mais afetados pelo sobrepeso, além disso, as escolas devem incentivar a realização de atividades físicas de forma apreciável, aderindo nota por participação e cerimônias de mérito aos esforços dos alunos nos esportes, com intuito de reduzir a incidência da obesidade no Brasil, ademais instigar a prática de uma vida saudável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#60600
Introdução
Promulgada pela ONU < é interessante colocar o significado da sigla] em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos o direito à saúde e ao bem-estar social (Contextualização). Conquanto, a alimentação irregular e o número crescente de obesos no Brasil impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal, < não se separa predicado dos seus complementos] na prática. (Bases Argumentativas)
Ausência de posicionamento

Comentário
Estrutura da introdução: contextualização, posicionamento e bases argumentativas. Você colocou apenas duas estruturas, logo está incompleto, a contextualização foi bem escrita, porém poderia ter enfatizado o direito à alimentação, muita atenção com a pertinência do seu texto, nesse caso o repertório, pois não apresentou pertinência ao tema que pode perder ponto na C2.

Desenvolvimento
A "priori" <não precisava das aspas] (Conectivo), nos últimos 10 anos a fome absteve-se de suas vítimas por intermédio do consumo de alimentos processados em escala colossal (Tópico-frasal), "deficit" < não precisava das aspas e a palavra é acentuada "déficit"]de atividades físicas e tempo prolongado no celular (Argumentos complementares). Compilando tais fatores, temos como resultado cerca de 2,8 milhões de obesos mortos por ano, segundo o fórum econômico mundial (Repertório legitimado). Diante do exposto, é certo afirmar que a vivência sedentária, o abuso de "fast food" e bem como a metamorfose da serotonina em melatonina, durante o sono, que tem seu ciclo interrompido pelo estresse corporal devido ao alto nível de gordura, consequentemente gerou um efeito nefasto ao físico do povo brasileiro. <problema de coerência]

Comentário
Estruturas do desenvolvimento: Conectivo entre parágrafo, tópico-frasal (argumento principal), argumentos complementares, repertório legitimado, explicação dos argumentos completares, consequências- pode ser do argumento principal ou complementar. Esse parágrafo está incompleto estruturalmente, além de apresentar falta de coerência, pois você disse que as causas desse problema é "déficit de atividades físicas e tempo prolongado no celular", mas quando você apresentou os fatos dissertou sobre "Fast food" que poderia está relacionado, mas não aconteceu essa relação.

Faz-se "mister" (Conectivo), sendo assim vale ainda <uso incorreto ainda, use " sendo assim vale"] salientar o uso excessivo de tecnologia <problema de coerência] (Tópico-frasal), porquanto tornando-se também um agente catalisante <emprego incorreto da palavra] desse efeito, de acordo com o ministério da saúde, "comer entre amigos e família faz o indivíduo prestar atenção no alimento" <não precisava de aspas". Diante de tal contexto (Repertório legitimado), promovendo a saciedade ao corpo mediante a alimentação atenciosa, sem qualquer empecilho tecnológico.

Comentário
Este parágrafo está embrionário e pobre em argumentação, possui apenas três estruturas das seis, além de que o tópico-frasal não está concordando com as bases argumentativas da introdução. Podendo afirmar que está expositivo pela ausência de argumentos complementares.

Conclusão
Infere-se, portanto, que há entraves para garantir uma solidificação nutricional que vise uma alimentação melhor. Dessa maneira, urge que o mMinistério da sSaúde (Agente) disponha de um programa <qual nome?) de acompanhamento nutricional gratuito pelo SUS (Ação), priorizando atendimento a adultos e jovens mais afetados pelo sobrepeso (Detalhamento), <aqui era para ser um ponto período] além disso, as escolas (Agente) devem incentivar a realização de atividades físicas de forma apreciável (Ação), aderindo nota por participação e cerimônias de mérito aos esforços dos alunos nos esportes (Detalhamento), com intuito de reduzir a incidência da obesidade no Brasil, ademais instigar a prática de uma vida saudável. (Finalidade)

Comentário
Estrutura da conclusão: agente, ação, detalhamento, meio/modo e finalidade. Você colocou duas propostas, porém ambas estão incompletas, a primeira possui 3 e a segunda 4, pela recomendação do Inep a nota da C5 vai ser dada referente a que possui menos elementos válidos .

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