Por Dwcaos
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O filme "muito além do peso" debate o fato de muitas crianças brasileiras estarem se alimentando mal e mostra como a obesidade chega na vida das pessoas. O que tem muita relação com os hábitos que muitos brasileiros vêm adotando nos últimos tempos. No entanto, a falta de interesse dos brasileiros sobre os cuidados com a alimentação persiste na sociedade e devem ser conscientizados. Seja por acesso a informação, seja por uma promoção de mudança da mentalidade social.

A princípio, a falta de informação é uma das maiores causas de obesidade no Brasil. Segundo estudos feitos pela OCDE mais de um quinto da população brasileira é obesa. É ocasionado pelas diversas formas, varieadades de cardápios e novos hábitos da alimentação dos brasileiros. A substituição do saudável pela "comida rápida" que ocorre através da agitação presente em nosso cotidiano, ou pela falta de conhecimento sobre o mal que esses hábitos podem causar.

Além disso, deve ser ressaltado a influência da sociedade e da família no desenvolvimento da obesidade em um indivíduo. Em uma pesquisa de mestrado a Psicóloga Raquel Berg defende que a origem e evolução de doenças causadas pelo excesso de peso têm relações profundas com questões do desenvolvimento psíquico. Seguindo essa linha de raciocínio a alimentação irregular encaixa-se na teoria do autor. Uma vez que, se uma criança nasce em um ambiente na qual se alimentar de forma errada, e isso é tratado de maneira normal, esse indivíduo em formação tende a repetir esse comportamento, transmitindo-o de geração em geração.

Portanto, destaca-se a falta de conhecimento e informação como intenso fato social na problemática da alimentação irregular e obesidade no Brasil. A fim de combater o impasse, o Ministério da Educação deve conscientizar a população sobre a importância da alimentação correta ainda nas escolas, com uma disciplina individual e dar uma atenção maior sobre nutrição já na infância e com orientações aos pais através de palestras. Por fim, o Ministério da Saúde em parceria com emissoras de televisão aberta, deve promover campanhas que incentivem a população a cuidar da alimentação e procurar acompanhamentos gratuitos pelo SUS com nutricionistas, endocrinologistas e psícologos. Dessa forma, em longo prazo, esse fato social será gradativamente minimizado e eliminado no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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