Por Skainay
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48804
A Constituição federal de 1988, prevê em seu artigo 6, o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, isso não vem funcionando como deveria na prática quando se observa a obesidade no Brasil, dificultando assim, a universalização desse direito social tão importante. Diante disso, faz-se necessário a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a obesidade. Nesse sentido, não aprendemos nutrição básica na escola e e nem temos algum incentivo para nos interessarmos sobre isso quando crianças ou mais jovens. Segundo Hipócrates, o pai da medicina, “as doenças originavam-se da natureza e por ela poderiam ser curadas, quando se estabelece um equilíbrio entre meio ambiente, alimentos ingeridos e espírito”, ou seja, para garantir que os cidadãos desfrutem de um direito básico, como a saúde, temos que ter um bom conhecimento sobre a alimentação.
Ademais, é fundamental apontar o fato de que o mercado dos alimentos é extremamente lucrativo e vem se tornando cada vez presente no cotidiano, o que incentiva o aumento da obesidade no Brasil. Segundo a PNS, edição de 2020, a proporção é que duas a cada 5 pessoas estão obesas no Brasil e esse número vem crescendo de ano em ano. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Então vemos a necessidade de combater essa doença crônica. Para isso é importante que o Estado, por intermédio das escolas, comece a implantar nutrição como uma matéria básica para as crianças e adolescentes, reestruturando o plano de ensino que temos nos dias de hoje, à fim de criar adultos mais conscientes e saudáveis. Assim, teremos uma sociedade que utiliza dos alimentos para equilibrar o corpo, como diz Hipócrates.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
72 Exibições
por Amandaaguiar
0 Respostas 
46 Exibições
por Amandaaguiar
0 Respostas 
91 Exibições
por alunakiara
2 Respostas 
337 Exibições
por OlrenBeat
2 Respostas 
176 Exibições
por OlrenBeat
1 Respostas 
71 Exibições
por Pedro017
0 Respostas 
115 Exibições
por Rickson777
0 Respostas 
19 Exibições
por pedroGomes
0 Respostas 
70 Exibições
por Ana03k15
0 Respostas 
58 Exibições
por 21eduardaolv

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

São Tomás de Aquino, filósofo[…]

Meio ambiente

Hay juegos en plataformas como https://hmcasinose[…]

DaviCarlin Sabina EvertonInd paulananda […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM