Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da invisibilidade do trabalho de cuidado feito pela mulher. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, a passividade do estado distancia as mulheres com o trabalho direcionado ao cuidado dos seus direitos constitucialmente garantidos, à medida que sua invisibilidade ocorre. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais, que a má remuneração do trabalho feito pela mulher potencializa esse cenário. Nesse viés, de acordo com o IBGE, em 2019 no Brasil, a mulher trabalhs 10,4 horas a mais em comparação ao homem. Diante de tal exposto, é notória a desigualdade do esforço de suas ações para a sociedade, visto que, sem elas, locais de trabalho e economias inteiras ficariam estagnadas. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações no que tange à reversão desse contexto.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais para alterar esse quadro. Portanto, cabe ao estado - em sua função de promotor do bem-estar coletivo - propor ações que auxiliem a forma de atução quanto ao cuidado de crianças, idosos, pessoas com doênças e deficiências feito pelas mulheres, mediante do cumprimento de medidas igualitárias quanto a valorização de qualquer forma de trabalho. Tal ação tem a finalidade de garantir uma melhor inclusão de mulheres na sociedade. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podemos mitigar a cegueira que permeia essa questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada