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Por LauraFranca
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Cidadania e participação social.

Dentro da nação Brasileira é imprescindível a participação social para um melhor funcionamento da cidadania. No filme "O poço" são abordados diversos temas, em destaque a desigualdade social, que afeta de forma negativa a população de baixa renda. Além disso, é de suma importância um bom desenvolvimento democrático para que seja feita uma sociedade mais justa.
Primordialmente nota-se que o contraste público é predominante no território nacional, e consequente disso a injustiça entre os indivíduos é comum, ampliando assim a separação de classes. O filme supracitado consiste em uma prisão, onde os dententos são alimentados por uma plataforma descendente e dessa forma quem está em níveis superiores recebem uma mesa farta, ja os que estão abaixo recebem migalhas. Este problema foi e está sendo presenciado na pandemia do COVID-19, onde os ricos possuem mais do que devem e os pobres retém pouco ou nada.
Ademais é importante saber que a plenitude democrática é algo do anseio de vários estados, pois, a democracia é considerada um exemplo de governo por muitos políticos, como foi dito por Carlos Drummond de Andrade "Democracia é a forma de governo em que o povo imagina estar no poder", porém, o cenário brasileiro não tem vivenciado esse equilíbrio, em razão da sociedade não atuar de maneira conjunta com o governo. O Brasil tem se mostrado um país que prioriza os interesses políticos de uma minoria, que por sua vez forma a classe alta, e marginaliza os de uma grande maioria, que abrange a classe baixa.
Portanto, é mister que a coletividade cobre aos seus representantes políticos, atuações sociais que beneficie todo o corpo social, por meio de petições por exemplo, para que seja alcançada uma corporação mais justa. Dessa forma, o povo deve trabalhar em conjunto para o bem de todos, principalmente indivíduos que tiverem mais visibilidade na mídia, para que seja alcançado um número máximo de pessoas, e finalmente modificar o cenário atual. No filme mencionado, os detentos conseguiram alcançar uma meta por meio de união, um protótipo que deveria ser seguido pelos indivíduos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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