Dentro da nação Brasileira é imprescindível a participação social para um melhor funcionamento da cidadania. No filme "O poço" são abordados diversos temas, em destaque a desigualdade social, que afeta de forma negativa a população de baixa renda. Além disso, é de suma importância um bom desenvolvimento democrático para que seja feita uma sociedade mais justa.
Primordialmente nota-se que o contraste público é predominante no território nacional, e consequente disso a injustiça entre os indivíduos é comum, ampliando assim a separação de classes. O filme supracitado consiste em uma prisão, onde os dententos são alimentados por uma plataforma descendente e dessa forma quem está em níveis superiores recebem uma mesa farta, ja os que estão abaixo recebem migalhas. Este problema foi e está sendo presenciado na pandemia do COVID-19, onde os ricos possuem mais do que devem e os pobres retém pouco ou nada.
Ademais é importante saber que a plenitude democrática é algo do anseio de vários estados, pois, a democracia é considerada um exemplo de governo por muitos políticos, como foi dito por Carlos Drummond de Andrade "Democracia é a forma de governo em que o povo imagina estar no poder", porém, o cenário brasileiro não tem vivenciado esse equilíbrio, em razão da sociedade não atuar de maneira conjunta com o governo. O Brasil tem se mostrado um país que prioriza os interesses políticos de uma minoria, que por sua vez forma a classe alta, e marginaliza os de uma grande maioria, que abrange a classe baixa.
Portanto, é mister que a coletividade cobre aos seus representantes políticos, atuações sociais que beneficie todo o corpo social, por meio de petições por exemplo, para que seja alcançada uma corporação mais justa. Dessa forma, o povo deve trabalhar em conjunto para o bem de todos, principalmente indivíduos que tiverem mais visibilidade na mídia, para que seja alcançado um número máximo de pessoas, e finalmente modificar o cenário atual. No filme mencionado, os detentos conseguiram alcançar uma meta por meio de união, um protótipo que deveria ser seguido pelos indivíduos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.