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#92264
A reinserção de ex- detentos no mercado de trabalho brasileiro
A filósofa Hannah Arendt conceitua a cidadania como direito de ter direitos. Entretanto que tange à problemática da reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho, a cidadania não se faz presente e tanto a Constituição, quanto a Lei de Execução Penal são desrespeitadas. Essa situação é agravada pela falta de boa qualificação oferecida aos detentos e a negligência estatal na promoção da dignidade aos ex-detentos.
Nessa perspectiva, a falta de boa qualificação oferecida aos detentos é retrato do estado de anomia em que Brasil está mergulhado, termo esse que é usado por Durkheim para caracterizar um estado que não cumpre seus deveres. Assim, sendo o Brasil um país regido constitucionalmente, a anemia se reflete na garantia deficiente dos direitos à dignidade e à cidadania, presentes na Carta Magna do Estado brasileiro. Nisso reside nas raízes do problema da reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.
Além de ferir a Constituição e reforçar paradigmas de exclusão social, a negligência estatal afeta a restauração do convívio social por meio da educação. Instrumento de manutenção da dignidade, a educação, nos âmbitos de formação básica e profissional, é fundamental para garantir um bom emprego e a reinvenção do ex-detento enquanto pessoa e cidadã. No entanto, a exigência legal de haver educação na cadeia não é cumprida e influência no aumento da reincidência no crime.
Para atingir o ideal de cidadania estabelecido por Arendt, medidas que resolvam a problemática são necessárias. Por meio do Ministério da Cidadania, em parceria com Ministério da Educação e através de políticas públicas privadas, o Governo deve agir implementando melhor educação e vias de acesso ao emprego, a fim de promover maior taxa de reinserção no mercado de trabalho. Assim, a problemática será resolvida e o acesso à cidadania plena aos ex-detentos será efetivado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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#0
boa tarde, Alana

li seu texto e minhas observações estarão em parêntese.


A filósofa Hannah Arendt conceitua a cidadania como [direito de ter direitos] (redundante, reformule isso). Entretanto(, o) que tange à(a) problemática da reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho,(é que) a cidadania não se faz presente e tanto a Constituição, quanto a Lei de Execução Penal são desrespeitadas.(ausência de conectivo) Essa situação é agravada pela falta de boa qualificação (do que?) oferecida aos detentos e a negligência estatal na promoção da dignidade aos ex-detentos (ex detentos) .

Nessa perspectiva, a falta de boa qualificação oferecida aos detentos é retrato do estado de anomia em que Brasil está mergulhado, termo esse que é usado por Durkheim para caracterizar um estado que não cumpre seus deveres. (cite dados que comprovam a ausência de ações do governo para fazer com que os presidiários se insiram na sociedade novamente) Assim, sendo o Brasil um país regido constitucionalmente, a anemia se reflete na garantia deficiente dos direitos à dignidade e à cidadania, presentes na Carta Magna do Estado brasileiro (procure discorrer a respeito da problemática e seja mais especifico em seus argumentos). (ausência de conectivo) Nisso reside nas raízes do problema da reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho. (seu parágrafo está muito expositivo e pouco argumentativo, na verdade os únicos traços que vi de argumentação foram no primeiro e último tópico frasal. o que, também, pode ser considerado fuga parcial do tema)

(ausência de conectivo) Além de ferir a Constituição e reforçar paradigmas de exclusão social, a negligência estatal (qual é essa negligência? a falta de investimento? a falta de fiscalização? a falta de incentivo?. entende que é preciso explicar e ser mais especifico quanto ao problema?!) afeta a restauração do convívio social por meio da educação. (ausência de dados que comprovem sua argumentação). (ausência de conectivo) Instrumento de manutenção da dignidade, a educação, nos âmbitos de formação básica e profissional, é fundamental para garantir um bom emprego e a reinvenção do ex-detento enquanto pessoa e cidadã(o). No entanto, a exigência legal de haver educação na cadeia não é cumprida(,) e (o qual) influência no aumento da reincidência no crime.

Para atingir o ideal de cidadania estabelecido por Arendt, medidas que resolvam a problemática são necessárias. [Por meio d]o Ministério da Cidadania, em parceria com Ministério da Educação [e](,) através (por meio) de políticas públicas (,)[privadas] (os ministérios não podem realizar ações em nome de empresas privadas, cuidado!), [o Governo] (você já especificou quem é o agente ao apontar que são os Ministérios) deve(m) agir implementando melhor educação e vias de acesso ao emprego, a fim de promover maior taxa de reinserção (de quem?) no mercado de trabalho. Assim, a problemática será resolvida e o acesso à cidadania plena aos ex-detentos será efetivado. (ausência de detalhamento. uma ótima proposta, só atente aos detalhes.)

obs. procure sinônimos para os ex prisioneiros, para enriquecer seu repertório. também estude mais sobre a problemática e tenha repertórios coerentes com o problema em questão, pois assim seu texto não será expositivo. Sua estrutura é boa, só se atente a esses detalhes.

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
2
#92265
Olá boa tarde, voltei a praticar redação para o ENEM, por gentileza, gostaria que fosse feita a correção dela por favor, ficarei muito feliz :) :) :)
@EmillyySilva
@Vicky713
@felixaquino
@Ari96
@Mylike
@Claire86532
@Vini0324
@Higorvaz
@EuDavila
@HomerSimpson
@Victoriamy
@danibacelar
@moodmissing
@moon
@EuDavila
@Katsmoking
@Deboraa
@Thiagojonn2
@Vicfantinato
@AnnaJuliaJu
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#92393
boa tarde, Alana

li seu texto e minhas observações estarão em parêntese.


A filósofa Hannah Arendt conceitua a cidadania como [direito de ter direitos] (redundante, reformule isso). Entretanto(, o) que tange à(a) problemática da reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho,(é que) a cidadania não se faz presente e tanto a Constituição, quanto a Lei de Execução Penal são desrespeitadas.(ausência de conectivo) Essa situação é agravada pela falta de boa qualificação (do que?) oferecida aos detentos e a negligência estatal na promoção da dignidade aos ex-detentos (ex detentos) .

Nessa perspectiva, a falta de boa qualificação oferecida aos detentos é retrato do estado de anomia em que Brasil está mergulhado, termo esse que é usado por Durkheim para caracterizar um estado que não cumpre seus deveres. (cite dados que comprovam a ausência de ações do governo para fazer com que os presidiários se insiram na sociedade novamente) Assim, sendo o Brasil um país regido constitucionalmente, a anemia se reflete na garantia deficiente dos direitos à dignidade e à cidadania, presentes na Carta Magna do Estado brasileiro (procure discorrer a respeito da problemática e seja mais especifico em seus argumentos). (ausência de conectivo) Nisso reside nas raízes do problema da reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho. (seu parágrafo está muito expositivo e pouco argumentativo, na verdade os únicos traços que vi de argumentação foram no primeiro e último tópico frasal. o que, também, pode ser considerado fuga parcial do tema)

(ausência de conectivo) Além de ferir a Constituição e reforçar paradigmas de exclusão social, a negligência estatal (qual é essa negligência? a falta de investimento? a falta de fiscalização? a falta de incentivo?. entende que é preciso explicar e ser mais especifico quanto ao problema?!) afeta a restauração do convívio social por meio da educação. (ausência de dados que comprovem sua argumentação). (ausência de conectivo) Instrumento de manutenção da dignidade, a educação, nos âmbitos de formação básica e profissional, é fundamental para garantir um bom emprego e a reinvenção do ex-detento enquanto pessoa e cidadã(o). No entanto, a exigência legal de haver educação na cadeia não é cumprida(,) e (o qual) influência no aumento da reincidência no crime.

Para atingir o ideal de cidadania estabelecido por Arendt, medidas que resolvam a problemática são necessárias. [Por meio d]o Ministério da Cidadania, em parceria com Ministério da Educação [e](,) através (por meio) de políticas públicas (,)[privadas] (os ministérios não podem realizar ações em nome de empresas privadas, cuidado!), [o Governo] (você já especificou quem é o agente ao apontar que são os Ministérios) deve(m) agir implementando melhor educação e vias de acesso ao emprego, a fim de promover maior taxa de reinserção (de quem?) no mercado de trabalho. Assim, a problemática será resolvida e o acesso à cidadania plena aos ex-detentos será efetivado. (ausência de detalhamento. uma ótima proposta, só atente aos detalhes.)

obs. procure sinônimos para os ex prisioneiros, para enriquecer seu repertório. também estude mais sobre a problemática e tenha repertórios coerentes com o problema em questão, pois assim seu texto não será expositivo. Sua estrutura é boa, só se atente a esses detalhes.

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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