A filósofa Hannah Arendt conceitua a cidadania como direito de ter direitos. Entretanto que tange à problemática da reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho, a cidadania não se faz presente e tanto a Constituição, quanto a Lei de Execução Penal são desrespeitadas. Essa situação é agravada pela falta de boa qualificação oferecida aos detentos e a negligência estatal na promoção da dignidade aos ex-detentos.
Nessa perspectiva, a falta de boa qualificação oferecida aos detentos é retrato do estado de anomia em que Brasil está mergulhado, termo esse que é usado por Durkheim para caracterizar um estado que não cumpre seus deveres. Assim, sendo o Brasil um país regido constitucionalmente, a anemia se reflete na garantia deficiente dos direitos à dignidade e à cidadania, presentes na Carta Magna do Estado brasileiro. Nisso reside nas raízes do problema da reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.
Além de ferir a Constituição e reforçar paradigmas de exclusão social, a negligência estatal afeta a restauração do convívio social por meio da educação. Instrumento de manutenção da dignidade, a educação, nos âmbitos de formação básica e profissional, é fundamental para garantir um bom emprego e a reinvenção do ex-detento enquanto pessoa e cidadã. No entanto, a exigência legal de haver educação na cadeia não é cumprida e influência no aumento da reincidência no crime.
Para atingir o ideal de cidadania estabelecido por Arendt, medidas que resolvam a problemática são necessárias. Por meio do Ministério da Cidadania, em parceria com Ministério da Educação e através de políticas públicas privadas, o Governo deve agir implementando melhor educação e vias de acesso ao emprego, a fim de promover maior taxa de reinserção no mercado de trabalho. Assim, a problemática será resolvida e o acesso à cidadania plena aos ex-detentos será efetivado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.