Antes de tudo, vale ressaltar o fator geográfico. Apesar de a certidão de nascimento ser gratuita, a localização dos órgãos emissores dificulta o seu acesso. Sob essa ótica, diversas populações, que residem longe de centros urbanos, não possuem condições favoráveis de alcançarem esses sítios. Então, muitas vezes optam por não emitirem esses documentos, por conta da ineficácia do Poder Público em sua garantia.
Diante desse cenário, indivíduos não registrados pelo governo podem enfrentar problemas associados a princípios humanos básicos. Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos brasileiros têm seus direitos garantidos por lei. No entanto, essa determinação não é aplicável a grupos em situação de invisibilidade social, pois em termos legais, nem sequer “existem”. Logo, não podem acessar, por exemplo, a educação básica, contribuindo para serem relacionados ainda mais à marginalização.
Como disserta Hobbes, em “Leviatã”, a máquina pública é responsável por manter o bem-estar social. Assim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deve buscar pelas áreas mais afetadas ao desprovimento de cartórios, e encaminhar esses dados ao Ministério da Cidadania, que poderá dedicar verbas para a construção desses edifícios nas regiões necessitadas. Consequentemente, essa entrave será combatida, promovendo a justiça na nação brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.