Avatar do usuário
Por argo4i20
Quantidade de postagens
#122372
A Guerra de Canudos foi um conflito armado que ocorreu no Brasil durante o fim do século XIX, e teve como início a formação de uma comunidade sem associação direta ao Estado, constituída por pessoas socialmente excluídas, agrupadas pela necessidade de sobrevivência. Nesse contexto, uma parcela da atual sociedade verde-amarela ainda se encontra marginalizada, principalmente pela falta do registro civil. Portanto, é crucial uma análise das causas e consequências acerca dessa problemática.
Antes de tudo, vale ressaltar o fator geográfico. Apesar de a certidão de nascimento ser gratuita, a localização dos órgãos emissores dificulta o seu acesso. Sob essa ótica, diversas populações, que residem longe de centros urbanos, não possuem condições favoráveis de alcançarem esses sítios. Então, muitas vezes optam por não emitirem esses documentos, por conta da ineficácia do Poder Público em sua garantia.
Diante desse cenário, indivíduos não registrados pelo governo podem enfrentar problemas associados a princípios humanos básicos. Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos brasileiros têm seus direitos garantidos por lei. No entanto, essa determinação não é aplicável a grupos em situação de invisibilidade social, pois em termos legais, nem sequer “existem”. Logo, não podem acessar, por exemplo, a educação básica, contribuindo para serem relacionados ainda mais à marginalização.
Como disserta Hobbes, em “Leviatã”, a máquina pública é responsável por manter o bem-estar social. Assim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deve buscar pelas áreas mais afetadas ao desprovimento de cartórios, e encaminhar esses dados ao Ministério da Cidadania, que poderá dedicar verbas para a construção desses edifícios nas regiões necessitadas. Consequentemente, essa entrave será combatida, promovendo a justiça na nação brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Delbis1502
Quantidade de postagens
#122859
Olá

Coloque na introdução os fatores que influenciam o problema e os divida no Desenvolvimento 1 e Desenvolvimento 2, para que assim tenha uma melhor compreensão e uma organização consitente em respeito a defesa do ponto de vista.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
8 Respostas 
448 Exibições
por Mylike
2 Respostas 
241 Exibições
por Evely190301
5 Respostas 
325 Exibições
por Evely190301
0 Respostas 
101 Exibições
por Nataan25
1 Respostas 
88 Exibições
por Fernando202
0 Respostas 
69 Exibições
por Rafael007
1 Respostas 
151 Exibições
por Let1cia19
0 Respostas 
23 Exibições
por Mari5
0 Respostas 
101 Exibições
por ana2100
5 Respostas 
238 Exibições
por millenazxl

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM