Constata-se, a princípio que um fator contribuinte é algumas classes sociais não conseguirem ter acesso aos recursos digitais. Segundo o filósofo Pierre Lévu : " O acesso a internet é um direito humano no século 21 , pois as informações mais importantes para o dia a dia estão na internet, os acontecimentos, as maneiras de acessar o espaço e direitos. Dessa forma, ocorre uma segregação dos indivíduos de situações que envolvem tecnologia e reduz a possibilidade de acessar informações e de sociabilização. Assim, perpetua a invisibilidade dos idosos na inclusão digital.
Ressalta, ademais a negligência governamental uma vez que, Segundo o Estatuto do idoso, o poder público é responsável por fornecer cursos para os idosos, com conteúdo sobre técnicas de comunicação e demais avanços tecnológicos. Contudo, não há efetivos esforços para ter os melhores métodos de ensinar o que, por sua vez, conduz a distancia-los do mundo conectado pelo receio em manusearem os aparelhos digitais. Acerca dessa lógica, há a necessidade de uma medida que garantem a participação efetiva dos mais velhos e acabem com o receio e isolamento tecnológico.
Configura-se, Portanto que medidas devem ser tomadas. Desse modo cabe ao Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Cidadania - órgão responsável por coordenar políticas e programas voltados à inclusão social- promover uma maior capacitação por meio de cursos expositivos e técnicos em informática em laboratórios de informáticas afim de não só aprender sobre internet como também estimular a interação dos alunos e reforçar o senso de coletividade. Espera-se, assim contribuir com a consciência da importância e valorização a terceira idade como nos países orientais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada