Em primeiro lugar é importante destacar que para que o número de alfabetizados seja maior do que o atual, e que ele continue em crescimento, tem que haver disposição e incentivo por meio das pessoas e do governo, respectivamente, para que haja um entrosamento, e ambos buscarem o mesmo objetivo, o combate a analfabetização. Segundo Nelson Mandela, a educação é arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Assim, para que o futuro seja promissor e crescente, o conhecimento se faz necessário entre nós.
Consequentemente, não só a educação, mas a economia do país, aos poucos vai usufruindo desta ação, ao promover jovens e adultos, que não apresentam condições ou oportunidades de uma instituição educacional, para o mercado de trabalho. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o analfabetismo no Brasil afeta 7,0% da população brasileira, o que corresponde a 11,5 milhões de pessoas. Paralelamente, o número de pessoas desempregadas progride na mesma proporção. Logo, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é afetado diretamente, sendo incontestável que o Brasil trata-se de um país subdesenvolvido.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a alfabetização em massa da população, urge que o Ministério da Educação (MEC) faça, por meio de investimentos estatais, um programa que facilite o acesso de jovens e adultos a progressão do meio educacional; proporcionando campanhas e fornecendo disponibilidades de instituições que tenham por objetivo proporcionar a busca pelo conhecimento das pessoas, induzindo-as aos estudos primordiais. Somente assim, será possível que a educação mude o mundo, de forma que a alfabetização seja vista como algo necessário para a formação dos cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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