O analfabetismo no Brasil ocorre principalmente nas áreas mais carentes do pais, devido à falta de investimento em educação e infraestrutura, pois, como mostrado no filme baseado em fatos, escritores da liberdade (2007), o desinteresse pelos estudos dos alunos se dá pelas dificuldades enfrentadas, logo conclui-se que a falta de investimento na educação é um dos principais fatores que desestimula a busca pelo ensino.
Como consequência, essas pessoas ficam expostas a situações de injustiças, já que pessoas más intencionadas podem enganá-las com facilidade. Um exemplo disso pode ser observado no clássico da Disney, Pinóquio, onde o boneco de madeira fugiu da escola e foi enganado, e, na época que foi declarada a lei áurea, que por não saber ler muitas pessoas do interior continuavam como escravas por um tempo. Logo, se conclui que a frase do filosofo epiteto, “só a educação liberta", é verdadeira.
Dessa forma, chega-se à conclusão que um dos principais fatores que desestimula a alfabetização, é a falta de investimento nas escolas, afetando principalmente as populações mais pobres, que acabam desistindo de estudar, resultando em uma parcela da população analfabeta, que fica exposta a enganações. Em vista disso, por meio de acordos com empresas privadas e ongs, o governo deveria abrir supletivos que possibilitem as populações que não teveram oportunidades de estudos a terem acesso a esse direito, sem constrangimentos, estudando com pessoas com idades próximas e histórias parecidas com as suas. Além disso, também com os acordos, o governo deveriam investir em educação e infraestrutura nas camadas sociais mais baixas da população, de modo a incentivar a busca pelo conhecimento. Para que assim o pais possa caminhar para a igualdade, eliminando os problemas, como o enfrentado por Fabiano e Sinhá Vitória, em vidas secas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.