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Por Dayane2003
#38565
“As operações de sinhá Vitória, como de costume, diferencia das do patrão, e, ao reclamar, a desculpa era os juros”, essa passagem do livro, Vidas Secas, de Graciliano ramos, embora relate uma história fictícia, demostra uma possível realidade enfrentada por uma pessoa que não teve oportunidades de frequentar uma escola. Infelizmente, a não alfabetização é bem comum entre as pessoas que vivem ou tiveram sua infância em áreas onde a desigualdade social é maior, estando expostas a contextos de injustiças como o retratado no livro de Graciliano.

O analfabetismo no Brasil ocorre principalmente nas áreas mais carentes do pais, devido à falta de investimento em educação e infraestrutura, pois, como mostrado no filme baseado em fatos, escritores da liberdade (2007), o desinteresse pelos estudos dos alunos se dá pelas dificuldades enfrentadas, logo conclui-se que a falta de investimento na educação é um dos principais fatores que desestimula a busca pelo ensino.

Como consequência, essas pessoas ficam expostas a situações de injustiças, já que pessoas más intencionadas podem enganá-las com facilidade. Um exemplo disso pode ser observado no clássico da Disney, Pinóquio, onde o boneco de madeira fugiu da escola e foi enganado, e, na época que foi declarada a lei áurea, que por não saber ler muitas pessoas do interior continuavam como escravas por um tempo. Logo, se conclui que a frase do filosofo epiteto, “só a educação liberta", é verdadeira.

Dessa forma, chega-se à conclusão que um dos principais fatores que desestimula a alfabetização, é a falta de investimento nas escolas, afetando principalmente as populações mais pobres, que acabam desistindo de estudar, resultando em uma parcela da população analfabeta, que fica exposta a enganações. Em vista disso, por meio de acordos com empresas privadas e ongs, o governo deveria abrir supletivos que possibilitem as populações que não teveram oportunidades de estudos a terem acesso a esse direito, sem constrangimentos, estudando com pessoas com idades próximas e histórias parecidas com as suas. Além disso, também com os acordos, o governo deveriam investir em educação e infraestrutura nas camadas sociais mais baixas da população, de modo a incentivar a busca pelo conhecimento. Para que assim o pais possa caminhar para a igualdade, eliminando os problemas, como o enfrentado por Fabiano e Sinhá Vitória, em vidas secas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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