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Por Jussara002
#48159
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito da educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal direito não tem se repercutindo com ênfase na prática, principalmente em zonas rurais, quando se observa a importância da alfabetização para a construção de um indivíduo dificultando deste modo a generalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva faz-se imperiosa a análise dos fatores de falta de estrutura nas escolas em população mais pobres e a falta de apoio pedágogo que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de alfabetização no Brasil. Nesse sentido, muitas pessoas de todas as idades tem o futuro prejudicado, como dificuldade em entrar para o mercado de trabalho, já que para muitas oportunidades de emprego é exigido no mínimo o ensino médio completo ou cursando. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social" já que o estado não cumpre sua função de garantia que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar que, de acordo com o G1 a maior parte da população que não conseguiu ser alfabetizada são de baixa renda e residente de zonas rurais. Diante de tal espanto, muitas crianças não ingressam na escola ou simplesmente abandonam por ter outra responsabilidade como trabalho infantil e cuidados domésticos. E com isso crescem sem interesse na alfabetização.
Portanto, medidas serão necessárias para resolver esse impasse. Para isso é imprescindível que o ministério da educação, por meio de projetos pedagógico investa na melhoria do ensino fundamental em regiões mais necessitadas. Dessa maneira o direito a educação a população será efetivado, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social" tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por 3m1ly
#48189
@Jussara002, Uau, essa sua redação está quase perfeita melhorou muito, mas teve alguns desvios, daqui a pouco, eu marco eles para você ver, além de que está faltando alguns elementos na conclusão. No entanto, gostaria que você escrevesse redações com outro tema ou outro eixo temático, pois assim você vai usar mais a parte focada do cérebro, de acordo com Bárbara Oakle, para se lembrar da estruturação do texto.
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Por 3m1ly
#48212
Introdução
A cConstituição fFederal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito da educação como inerente a todo cidadão brasileiro(Contextualização). Entretanto, tal direito não tem se repercutindo com ênfase na prática, principalmente em zonas rurais, quando se observa a importância da alfabetização para a construção de um indivíduo, dificultando, deste modo a generalização desse direito social tão importante(Posicionamento). Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores da falta de estrutura nas escolas em população (não precisava ter escrito essa parte) mais pobres e a falta de apoio pedagogo que favorecem esse quadro.(Bases argumentativas)

Comentário
Você deveria ter feito uma finalização depois das bases argumentativas, pois na parte da conclusão, especificamente o retorno, foi escrito como se fosse um complemento a finalização da introdução, fora isso, os eixos da introdução foram bem escritos, sendo o principal problema desse parágrafo os erros ortográficos.

Desenvolvimento
Em uma primeira análise(Conectivo), deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais(Tópico-frasal), a fim de (para) (exclui essa palavra) combater a falta de alfabetização no Brasil. Nesse sentido (esse é um conectivo conclusivo, mas o certo seria usar um explicativo), muitas pessoas (qual grupo de pessoas?) (de todas as)
independentemente de idades tem o futuro prejudicado, pois (como) a dificuldade em entrar para o mercado de trabalho, já que para muitas oportunidades de emprego é exigido no mínimo o ensino médio completo (ou cursando)(Desenvolvimento da argumentação). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social" já que o eEstado não cumpre sua função (Repertório) de garantia que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação o que infelizmente é evidente no país. (Faltou finalizar ou chegar a uma conclusão)

Ademais(Conectivo), é fundamental apontar que, de acordo com o G1, a maior parte da população que não conseguiu ser alfabetizada são de baixa renda e residente de zonas rurais(Repertório). Diante de tal espanto (deu um sentido informal), muitas crianças não ingressam na escola ou simplesmente abandonam por ter outra responsabilidade como trabalho infantil e cuidados domésticos(Desenvolvimento da argumentação, mas está muito curto). (Faltou conectivo conclusivo) E com isso crescem sem interesse na alfabetização. (essa finalização está incompleta)

Comentário
1. Faltou um melhor desenvolvimento da tese e a finalização está incompleta, mas apresenta todos os elementos da estrutura, os pontos que tiveram alguns desvios foram os usos dos conectivos e um problema de você repetir a mesma coisa com outra palavra, que é bem ruim, pois está pegando apenas espaço.
2.O parágrafo é muito curto para ser o desenvolvimento, além de que faltou o tópico-frasal e, diferentemente do primeiro, esse parágrafo nem tem uma finalização. O que comprometeu mesmo esse parágrafo foi o mau desenvolvimento da argumentação.

Conclusão
Portanto, medidas serão necessárias para resolver esse impasse(Retorno, porém você deve acrescentar uma paráfrase ao tema). Para isso, é imprescindível que o mMinistério da eEducação e da Cultura (Agente), por meio de projetos pedagógico (Meio/modo) invista na melhoria do ensino fundamental em regiões mais necessitadas (Ação). Dessa maneira, o direito a educação a população será efetivado, onde (evite usar onde) o eEstado desempenha corretamente seu "contrato social" tal como afirma John Locke. (Finalização do texto)

Comentário
Esse parágrafo teve alguns erros ortográficos, na proposta de intervenção faltou fazer o detalhamento da ação e o objetivo dessa ação. E a finalização do texto foi feita, porém não está clara
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