Nesse viés, é necessário pontuar a negligência governamental acerca das escolhas precisa ser superada. A esse respeito, para John Locke, filósofo inglês, cedem sua confiança ao estado, que, por outro lado, deve garantir os direitos básicos a eles. Sob essa perspectiva, o contrato defendido pelo filósofo é constantemente quebrado no Brasil, visto que, o Estado investe insuficientemente na educação infantil. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), apenas 4 em 10 crianças do ensino fundamental 2° estavam alfabetizadas no país em 2021. Nesse cenário, enquanto a negligência se mantiver, o Brasil não extinguirá o problema.
Ademais, a desigualdade socioeconômica existente no território nacional dificulta a superação desses estigmas. Com isso, para Ariano Suassuna, existe uma injustiça secular capaz de dividir o Brasil em duas vertentes, a dos privilegiados e a dos despossuídos. Desse modo, devido à necessidade familiar, muitas crianças não frequentam a escola para contribuir financeiramente em casa, tendo a sua primeira infância marcada pelo trabalho, e não pelo estudo. Pode-se, visualizar esse fato comparando-se a região sul que possui mais desenvolvimento e maior taxa de alfabetização e o nordeste/norte que possuem menos desenvolvimento e menor taxa de alfabetização.
Portanto, o governo federal, deve ampliar os investimentos desde os anos primários da vida escolar, por meio de emvio de verbas para os municípios, visando a contratação de profissionais capacidados. Somado a isso, o Ministério da Educação, deve fiscalizar, por intermédio da divulgação de dados estaduais os índices de alfabetização - ressaltando a necessidade de acabar com o analfabetismo - a fim de que a desigualdade socioeconômica seja extinta. Com essas medidas, a invisibilidade deixará de existir, e, será possível a atuação na problemática, como diz a escritora Djamila Ribeiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada