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Por Manumota
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Promulgada em 1988, a Constituição Federal, vigente assegura direitos fundamentais para a democracia e vida de seus cidadãos. Porém a alfabetização na idade certa e suas consequências, como crianças adolescentes sem acesso a escolas e déficit de alfabetização, interferem no sistema harmônico do Estado. Dessa forma para mediar a conjuntura, é imprescindível enunciar os pilares da adversidade: o fator social e a ineficácia governamental.
Diante desse cenário é preciso explorar o quesito sociocultural e as suas implicações na temática. De acordo com Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".
Ademais convém destacar as falhas. Dados apontam mais de 4 milhões de crianças e adolescentes apresentaram alguma privação no direito a educação. Logo, é inadmissível que esse cenário continue á pendurar.
Por fim, diante dos desafios mencionados, é necessário a ação conjunta do Estado e da sociedade para resolvê-los. Cabe ao Ministério da Educação.
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COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os[…]

O artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos Hu[…]

alguém poderia por favor corrigi-la? @Lauany25 @M[…]

O programa televisivo "Catalendas" con[…]

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