Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#50188
No livro A Pirâmide Vermelha de Rick Riordan acompanhamos as aventuras e contratempos ocorridos na vida dos irmãos Saddie e Carter Kane, no livro é retratada a relação dos problemas decorrentes da desinformação das crianças e de seu medo quando expostos ao mundo por conta própria. Nesse sentido a narrativa revela que a alfabetização da criança e a carestia da informação tecnológica são problemas de natureza social. Fora da ficção é fato que a realidade apresentada no livro poder ser relacionada em alguns aspectos àquela do século XXI: A importância da alfabetização da criança e perigos da tecnologia em sua formação.

Em primeiro lugar faz-se necessário lembrar-se da propensão das crianças em acreditar em pessoas e informações desconhecidas. Nesse sentido, o filósofo John Locke afirma que a mente humana é uma tábua rasa, na qual, ao passar dos anos, consolidam-se os conhecimentos acerca do mundo. Ademais vale ressaltar a velocidade na qual os de idade tenra são expostos a informações as quais ainda não tem censo crítico necessário para processar. Tal característica promove a exposição a atos como web-bullying, fake News, e até mesmo exposição de dados pessoais. Assim fica evidente a necessidade de ampliar a discussão sobre esse problema no Brasil.

Em segunda análise é importante ressaltar a ineficácia do sistema tradicional de ensino na resolução desse problema. Em 2020 no contexto pandêmico houve uma evasão escolar de grandes proporções retratada nos telejornais diariamente, e principalmente em relação a menores de 12 anos que sofreram dificuldades com o ensino EAD. Cabe aos pais e guardiões infantis o dever de apoio e supervisão quanto aos usos das tecnologias para auxilio e não empecilho na formação das crianças. Nelson Mandela considerado o maior líder da áfrica do Sul e ganhador do prêmio Nobel da Paz em 1993 disse uma vez que a educação e o ensino são as mais poderosas armas que se pode usar para mudar o mundo.

Por tanto é mister que o Estado tome providencia para amenizar o quadro atual. Para os perigos da tecnologia desde a infância, urge que o Governo Federal por meio de verbas governamentais crie um programa de conscientização tecnológica em todas as idades, para retroceder a desinformação quanto aos usos da tecnologia. Somente assim será possível evitar que os problemas infantis retratados nas Cronicas dos Kane sejam realidade e para fim de que as crianças sejam adequadamente alfabetizadas e informadas dos perigos da tecnologia e possam se desenvolver de modo crítico e seguro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A constituição federal de 1988 docum[…]

A educação no brasil, e vista pela s[…]

É de fundamental importância discutir[…]

É de fundamental importância a discus[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM