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Por besourokafka
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#131114
   No livro "Utopia", de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual não há conflitos e problemas. Entretanto, tal cenário utópico não é realidade no Brasil, já que a alfabetização digital — capacitação sobre a utilização dos meios digitais — não é, ao todo, promovida. Nesse sentido, deve-se analisar a negligência estatal e a manipulação midiática como precursores dos impactos que as notícias falsas, consequências da analfabetização digital, promovem.
   Diante desse cenário, cabe salientar a perpetuação da problemática acarretada pela negligência governamental. Sob esse viés, Nicolau Maquiavel disserta, em seu livro "O Príncipe", acerca do individualismo dos governantes, que prezam pelos seus próprios interesses em detrimento das necessidades do corpo social. De fato, em conformidade com Maquiavel, o poder público mantém-se inerte na questão da alfabetização digital, visto que não promove ensinamentos sobre o compartilhamento e a interpretação de notícias, muitas vezes chamativas, por parte de muitos usuários virtuais, gerando, muitas vezes, a aplicação de golpes por hackers à grande parte da população desinformada.
   Além disso, a manipulação midiática agrava a questão. Sob essa perspectiva, conforme Pierre Bourdieu, "O que foi criado como instrumento de democracia não deve se transformar em mecanismo de opressão". Nesse sentido, pode-se referenciar a mídia como um mecanismo que gera, com frequência, informações equivocadas e, ainda, informações manipuladas, como na época da ditadura militar, em que a mídia expunha diversas notícias modificadas. Assim está o Brasil, no qual a maioria de perfis que busca lucro através da monetização das redes sociais, publica constantemente notícias distorcidas para obter visualizações. Por conseguinte, diversas pessoas são enganadas pelas fake news enquanto medidas dos órgãos oficiais não se realizarem.
   Portanto, para trabalhar a alfabetização virtual na sociedade, o Governo, órgão administrador da nação, deve promover o ensino da população, por meio de professores de tecnologia que propaguem, nas mídias (Instagram, Facebook, etc.), informações, principalmente em relação aos golpes virtuais e às táticas usadas pelos hackers, a fim de combater os golpes e notícias falsas e, enfim, prevalecer, no Brasil, a utopia de More.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Passe ilimitado
Comentários
Comentários: O texto demonstra excelente domínio da norma-padrão da língua escrita, com um vocabulário rico e variado, sem erros gramaticais ou de concordância (Competência 1). O candidato compreendeu a proposta de redação, desenvolvendo o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, embora a ligação entre a alfabetização digital e as notícias falsas pudesse ter sido mais aprofundada (Competência 2). O texto seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista de forma muito eficiente, com uma argumentação clara e bem fundamentada (Competência 3). A argumentação é bem construída com o uso de mecanismos linguísticos adequados, com uma boa variedade de conectivos e estruturas argumentativas (Competência 4). A proposta de intervenção é relevante e respeita os direitos humanos, embora pudesse ser mais detalhada e apresentar mais elementos (Competência 5).
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
200
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
160
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
200
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
200
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
160
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